Palestra sobre Empreendedorismo reúne moradores da região da Penha para discutir estratégias do negócio próprio

A SDTE realiza encontros com a população local com o objetivo de melhor orientar as pessoas que pretendem se tornar empreendedoras. Próxima reunião será na semana que vem, dia 3, na subprefeitura do Itaim Paulista, Zona Leste

Por: Andréa Garbim

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com o Sebrae-SP, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Caixa Crescer e a Associação Comercial de São Paulo, organizou uma palestra focada no tema empreendedorismo, dessa vez, na subprefeitura da Penha. O encontro, realizado nesta segunda-feira, 24, reuniu cerca de cem pessoas que puderam acompanhar as apresentações das instituições presentes. A Caixa Crescer, por sua vez, explicou todo o procedimento do Microcrédito Produtivo Orientado – um programa nacional do Ministério do Trabalho que incentiva as atividades do microempreendedor por meio do empréstimo com juros mais barato.

O Secretário Municipal Artur Henrique pontuou questões relevantes para o fortalecimento do empreendedorismo na cidade de São Paulo, como por exemplo, a aprovação da lei que amplia o Super Simples e desburocratiza o processo de abertura de empresas – possibilitando acesso ao CNPJ em, no máximo, cinco dias; a priorização de projetos e políticas públicas que atendam as micro e pequenas empresas, com o oferecimento de cursos voltados à gestão de empresas por meio do Pronatec.

“São Paulo é considerada uma das cidades mais importantes para empreender e, ao mesmo tempo, temos um número significativo de empreendimentos que ‘nascem e morrem’. Portanto, é essencial que o microempreendedor tenha a devida orientação de como fazer a gestão do próprio negócio, com auxílio de uma assessoria técnica, contábil e inclusive jurídica”, esclareceu Artur Henrique.

O representante do Sebrae-SP destacou os serviços oferecidos ao microempreendedor individual que contribui com o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomenta o empreendedorismo e a economia local. O IPT apresentou o Programa de Apoio Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas em solução de problemas e de gestão em parceria com o Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC) – que apoia a extensão tecnológica e auxilia as micro, pequenas e médias empresas a aumentarem sua competitividade no mercado global.

No evento, estiveram presentes: o Coordenador do Desenvolvimento Econômico (SDTE), Luiz Barbosa, o presidente da ADE SAMPA (SDTE), Sérgio Miletto e o chefe de gabinete da subprefeitura da Penha, José Alberto Mesquita. A próxima palestra sobre Empreendedorismo será realizada no auditório da subprefeitura do Itaim Paulista, no dia 3 de dezembro (quarta-feira) a partir das 14h, também com a presença do Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Artur Henrique.

Siga a SDTE nas redes sociais: