São Paulo é a segunda melhor capital brasileira para empreendedores, diz estudo

Cidade possui o melhor acesso a recursos financeiros, o maior mercado e o melhor índice de inovação, segundo o índice de empreendedorismo da organização não-governamental Endeavor

Por: Secom

São Paulo é a segunda melhor capital brasileira para o desenvolvimento de empreendedores, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2014, divulgado nesta segunda-feira (24) pela organização não-governamental Endeavor Brasil. Segundo a entidade, a cidade possui o melhor acesso ao capital, o maior mercado e o melhor índice de inovação do Brasil. O prefeito Fernando Haddad participou nesta terça-feira (24) dos resultados do estudo e apresentou as iniciativas da Prefeitura para aprimoramento do ambiente de negócios da cidade.

“São Paulo já responde por 12% do Produto Interno Bruto. Então, os empresários estão investindo na cidade cada vez mais. Se consultar hoje o setor da construção civil, tudo se voltou para São Paulo em função das facilidades da desburocratização que nós estamos desenvolvendo, com a criação da Secretaria de Licenciamento. Nós estamos batendo recordes de licenciamento neste ano, os resultados estão acontecendo", disse o prefeito, ao lembrar que o prazo para a abertura de uma empresa caiu um terço, de 100 para 36 dias, em apenas em um ano de trabalho.

Segundo o prefeito, a meta do setor de licenciamento é atingir em 2016 o prazo médio 90 dias para a aprovação de projetos arquitetônicos. Outras iniciativas mencionadas por Haddad no sentido de atacar gargalos do ambiente de negócios paulistano foram os incentivos fiscais para a instalação de empresas na zona leste, a reestruturação do sistema de ensino nas escolas municipais com o programa Mais Educação São Paulo, investimentos em transporte público e as novas regras do Plano Diretor Estratégico. A Prefeitura também lançou em agosto deste ano política de estímulo à inovação e ao desenvolvimento de startups na cidade de São Paulo, a Tech Sampa.

A pesquisa sobre empreendedorismo lançada nesta manhã foi realizada durante dez meses em 14 capitais brasileiras cujas regiões metropolitanas abrigam pelo menos 1% das empresas de alto crescimento do país. Foram avaliados 55 indicadores relacionados a ambiente regulatório, acesso a capital, mercado, inovação, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora. Como resultado final, São Paulo alcançou o índice de 7,46, ficando atrás apenas de Florianópolis, com 7,53.

Entre os temas avaliados pelo índice estão tempo para a obtenção de licenças, impostos, sistema de transporte, condições urbanas, clientes potenciais, possibilidades de financiamento, nível de mão de obra e a imagem do empreendedorismo. A cidade de São Paulo destacou-se por oferecer a maior oferta de crédito do país , além de 60% de todos os investimentos nacionais em capitais de risco. Possui também o maior mercado para novos empreendimentos.

Outro ponto foi a agilização do processo de abertura de empresas. “Na questão de ambiente regulatório eu queria destacar que São Paulo diminuiu muito a questão de tempo para abertura de empresas, isso é uma conquista do último ano. A Prefeitura de São Paulo tem feito um trabalho de priorização para melhorar indicadores. Agora a gente mediu e o tempo chegou a 36 dias. É o segundo melhor tempo, das capitais estudadas, só perde para Goiânia que está com 32 dias”, disse Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor.

O objetivo do índice é apontar ao poder público possibilidades de estratégias de incentivo ao empreendedorismo em cada região. O estudo completo pode ser consultado no site www.endeavor.org.bbr/ICE2014.

Siga a SDTE nas redes sociais: