Mesa de debates no Seminário Internacional de Políticas sobre Drogas conta com a SDTE

Por: Solange Borges

Perto de completar um ano de atendimento aos dependentes químicos, o Programa “De Braços Abertos” esteve entre as principais abordagens do Seminário Internacional de Políticas sobre Drogas. O evento, realizado nesta quinta-feira, 13, no Braston Hotel, região central da cidade, foi promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Álcool.

Com programação ao longo do dia, o seminário privilegiou, na parte da manhã, a apresentação de dados sobre o “De Braços Abertos” com a participação de representantes das secretarias municipais do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo; Assistência e Desenvolvimento Social; Direitos Humanos e Cidadania; Saúde e Cultura. Pela SDTE, estiveram presentes ao encontro o secretário Artur Henrique e a secretária-adjunta Sandra Faé.

A parte da tarde foi dedicada à troca de experiências com especialistas da Holanda, Canadá e Uruguai, países que se destacam em práticas de reinserção social e redução de danos.

Durante a abertura, o prefeito Fernando Haddad destacou os desafios diários do “Programa De Braços Abertos” e o fato da iniciativa ter mudado o modelo de tratamento que antes era dispensado aos dependentes de crack. “Tivemos que ter humildade ao começar esse programa. Desconhecíamos o problema e a sua complexidade. Ainda hoje, analisando relatórios semanais, vejo que o programa está por um fio, tamanha a exigência para leva-lo em frente. Ainda assim, é motivador ver as vidas resgatadas”, ressaltou.

Haddad enfatizou que a ação em campo e em conjunto com diversas secretarias e, sobretudo, ter-se aproximado do público-alvo para saber os anseios deles, foram primordiais para criar o “De Braços Abertos”. “Essa ação é a prova de que é possível fazer políticas públicas, transformar realidades e tratar as pessoas com dignidade e cidadania”.

À mesa de debates com o tema “Política Municipal sobre Drogas: ‘Programa De Braços Abertos’ – desafios, perspectivas e resultados”, em que a SDTE foi representada pela assistente social Sônia Cassimiro, foi destacada a atuação da Pasta, que entre outras ações, pretende: ampliar a Frente de Qualificação Profissional, hoje restrita a duas: Fábrica Verde e Limpeza Urbana (varrição). “Pretendemos também contar com oficina de reciclagem de materiais com a participação dos carroceiros do projeto, oficina de reparo de bicicletas com a Secretaria de Saúde e oficina de costura industrial”, disse a assistente social.