Reunião de Secretários fecha Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento

Com cinco eixo temáticos, encontro de especialistas em diversas áreas contou com mais de 700 pessoas

Por: Solange Borgess

O Secretário Artur Henrique, que também preside o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação (CMCT&I), encerrou na tarde desta sexta-feira, 17, a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, na Sede da Prefeitura. O dia foi marcado pela reunião de secretários em torno do tema “Contribuições para um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Durante o encerramento, Artur Henrique ressaltou a importância da realização dos encontros e reforçou que o CMCT&I se empenhará na formatação da segunda edição do evento e também na propagação do conhecimento científico, aproximando o tema da comunidade.

O titular da pasta fez também uma exposição dos projetos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, focando principalmente as ações que visam o incentivo a inovação como o Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas (Vai Tec). A finalidade é apoiar financeiramente, por meio de subsídio de até R$ 25 mil, atividades inovadoras ligadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

WIFI - O Secretário de Serviços, Simão Pedro, destacou algumas iniciativas da pasta como o projeto WIFI Livre que já conta com 71 praças com acesso gratuito de internet. Simão Pedro afirmou que há previsão de 120 praças contarem com o serviço até o final do ano. “Não nos limitaremos às áreas centrais, também levaremos o projeto para o bairro de Cidade Tiradentes e está em estudos abranger regiões mais distantes como Marsilac”, reforçou.

Já Marcos Cruz, Secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, mostrou um panorama que pode dar ainda mais destaque à Capital. “São Paulo é o maior celeiro de novas empresas na área de tecnologia do país e temos desenvolvido políticas públicas para atrair e dar apoio aos empreendedores desta área. Ações como o Vai Tec, Tec Sampa e os que fomentam o segmento das start ups só contribuem para que novos empreendedores se tornem empresários bem-sucedidos”.

A mesa também contou com o Secretário de Educação, Cesar Callegari, que valorizou a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacando a importância dos debates e o envolvimento de sua pasta para incentivar os jovens em ações que visem à inovação. “Fomentamos, por meio de diversas políticas públicas, a cultura, a ciência e a inovação na sala de aula. É preciso reconhecer essa capacidade nos jovens e auxiliá-los nessa descoberta”.

Contribuiu também para o debate o vereador Eliseu Gabriel, autor do Projeto de Lei de Inovação, que adiantou aos presentes os avanços das análises do projeto na Câmara Municipal. “Já está aprovado em todas as comissões necessárias e necessita de uma discussão sistemática no executivo com a finalidade de acelerarmos os trâmites e alcançar o êxito de tê-lo aprovado ainda neste ano”, afirmou.

Ao longo de uma semana, tendo sido aberta no dia 13 na Câmara Municipal, a Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, que seguiu diretrizes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, contou com mais de 700 pessoas que acompanharam a explanação e debates de especialistas de diversas áreas em torno de cinco eixos-temáticos como “Meninas Cientistas”, “O papel da Ciência e da Tecnologia no Desenvolvimento Social e Econômico” e “A Inovação para os microempreendedores individuais, médias e pequenas empresas e empreendimentos de economia solidária”.

Siga a SDTE nas redes sociais: