Pesquisadores discutem as inovações e projetos voltados a apoiar o empreendedorismo em São Paulo

Evento termina hoje ,17, com a presença de secretários municipais na sede da Prefeitura de São Paulo

Por: Cristina Braga

Nesta quinta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) deu continuidade à programação da I Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, com o tema inovação para microempreendedores individuais e a economia solidária.

O Secretario Artur Henrique, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT&I), fez um breve relato do evento e convidou a todos prestigiarem o fechamento da Semana que ocorre hoje, 17, na sede da Prefeitura. Em seguida, o coordenador da mesa de debates Maurício Benedetti, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie,convidou os palestrantes a ocuparem seus lugares.

A pesquisadora do Núcleo de Apoio Tecnológico de Apoio às Micro, Pequenas e Médias empresas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Mari Tomita Katayama, abriu a palestra com a exposição dos projetos realizados para auxiliar as empresas a adequarem seus produtos e processos com a contribuição do IPT por meio do Programa de Apoio Tecnológico.

Na sequência, a pedagoga e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação da Câmara dos Deputados, Irma Passoni, deu continuidade ao encontro com a abordagem da participação popular nas ações de pesquisa e conhecimento científico. A palestrante apresentou ainda o conceito de tecnologia social, que busca reunir técnicas, métodos, produtos, serviços e processos com o objetivo de melhorar a vida das pessoas.

Para falar sobre a Agência de Inovação da Universidade de São Paulo, a doutora em Engenharia Mecânica Luciane Ortega, explicou que o papel da Agência USP de Inovação é “trabalhar em prol dos pesquisadores e da comunidade externa, o que inclui um produto oferecido às micro e pequenas empresas denominado Vocação para Inovação”. Já o palestrante e empreendedor Augusto Aielo relatou a experiência de sua empresa na incubadora da Universidade Mackenzie.

Para finalizar o evento, o diretor da Agência de Inovação INOVA Paula Souza Oswaldo Massambani, afirmou que é importante estimular os alunos no TCC (trabalho de conclusão de curso) e no TG ( trabalho de graduação) para transformá-los em inovação e empreendedorismo.


Confira a programação de hoje:

Contribuições para um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

• Artur Henrique - Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e Presidente do CMCT&I
• Simão Pedro - Secretário Municipal de Serviços
• César Callegari - Secretário Municipal de Educação
• Marcos Cruz - Secretário Municipal e Finanças e Desenvolvimento Econômico
• Representação da Câmara Municipal de São Paulo

Local: Sede da Prefeitura Municipal de SP/ Viaduto do Chá, 15 - 7º andar

Horário: das 14h00 às 17h00

Coordenador de mesa: Luiz Barbosa de Araújo – Coordenador de Desenvolvimento Econômico da SDTE

Inscrições: cmcti@prefeitura.sp.gov.br

Serão conferidos certificados de participação*

 

Siga a SDTE nas redes sociais: