Projeto São Paulo Costurando capacita turma de 30 alunos

Por: Murilo Carini 

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com o SENAI, SEBRAE-SP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e Singer do Brasil nesta quinta-feira, 25, entregou o certificado para 30 alunos do curso São Paulo Costurando o Futuro, no teatro do CEU Rosa da China, Zona Leste.

Durante a cerimônia, o Coordenador do Desenvolvimento Econômico da SDTE, Luiz Barbosa, parabenizou todos os formandos e destacou a importância dessa capacitação. “O certificado é só o primeiro passo na vida de todos vocês. E espero que continuem buscando qualificações profissionais, e que façam outros cursos de especialização, para que no futuro possam montar uma oficina em casa ou um empreendimento na área de costura”, ressaltou o Coordenador.

Durante o curso, os alunos aprenderam a costurar e tiveram aulas sobre as funções das máquinas reta e overloque, tipos de linha, agulha e tecidos, união de tecidos e regulagem de pontos de costura, dicas sobre normas de segurança e saúde no trabalho, qualidade, produtividade, planejamento e organização no trabalho.

A dona de casa Roseli Inácio Dadona, 35 anos, conta que atualmente está desempregada e buscou o curso para tentar aumentar a renda mensal da família. “No momento, quero comprar uma máquina para montar minha oficina de costura em casa e atender as pessoas do meu bairro. Como cuido da minha filha e não tenho como trabalhar fora, essa será uma ótima opção”. Roseli ainda afirma que o curso foi excelente e deu uma boa base para aprender a atividade. “As professoras são ótimas. Aprendi muito e acredito que todos da turma também”.

Desde 2011, quando o projeto foi criado, mais de 2 mil pessoas foram capacitadas para o segmento de costura, sendo que muitas já estão trabalhando na área.

Siga a SDTE nas redes sociais: