População já pode contar com 85 Telecentros em funcionamento gratuito

As unidades do Telecentro estão sendo reabertas aos poucos em toda a Capital

O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) Artur Henrique e o Secretário de Serviços Simão Pedro assinam Termo de Cooperação do Projeto Telecentros Comunitários em Espaços Públicos. A medida tem como objetivo incentivar a inclusão digital e social dos usuários de comunidades em situação de vulnerabilidade social, viabilizando também a inclusão no mercado de trabalho.

Na prática, o Termo, assinado em julho, tem duração de um ano e beneficiará as unidades (instaladas em bibliotecas e CEUs) que estão sendo reabertas nas diversas regiões da cidade de São Paulo. Os funcionários dos Telecentros receberão benefício por meio do Programa Operação Trabalho (POT) da SDTE.

Os 42 Telecentros das subprefeituras e de outros prédios públicos serão ofertados para as entidades sem fins lucrativos que tenham interesse em administrá-los. No total, a população já pode contar com 85 Telecentros espalhados pela Capital.

Para o Secretário Artur Henrique, a parceria abre muitos caminhos para o munícipe – que hoje está em busca de mais preparo para o mercado de trabalho. “As pessoas que vão utilizar os Telecentros serão beneficiadas com conhecimentos diversos do meio digital para qualquer tipo de oportunidade de emprego”, salienta Artur.

Ferramenta de inclusão no mercado de trabalho

O Telecentro consolidou-se como centro de democratização de acesso à internet e de capacitação de usuários, a partir de ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências no uso da tecnologia digital, em especial nas comunidades em situação de vulnerabilidade social, buscando, a partir dessas ferramentas, viabilizar a inclusão no mercado de trabalho.

Em sua maioria, são implantados em áreas de exclusão social da cidade, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, e que leva em consideração critérios de educação, longevidade e renda da população da capital.

Clique aqui e confira os endereços dos 85 Telecentros da Capital

Siga a SDTE nas redes sociais: