1ª. Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação busca popularizar conhecimento científico

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), por meio do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia & Inovação- CMTC&I, realizará, entre os dias 13 e 19 de outubro, a 1ª. Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento do Município de São Paulo. Fiesp, IPT e SEESP estão entre as entidades que subsidiam a organização do evento.

A Semana acontecerá em várias regiões da Capital, em espaços como o Centro Educacional Unificado (CEU) e Câmara Municipal, paralelamente à 11ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 (MCTI). O encontro tem por finalidade a popularização do conhecimento científico e tecnológico, o aprofundamento do diálogo entre a sociedade e a área de ciência e tecnologia.

Informações sobre o evento (sujeito a alterações)

13 a 19 de outubro de 2014

Na reunião do GT- SMCT&I, realizada em 19/08/2014, nas dependências da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Empreendedorismo, foi discutida a implementação do evento 2014, proposta por um Grupo de Trabalho do qual fazem parte representantes do IPT, SinTPq, Instituto Butantan, Fapesp, Fiesp, SEESP, Instituto Federal e profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, vinculados ao Conselho.

O que foi acordado para a Programação:

Bloco 1

1) Ato Solene de Abertura
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Data: 13/10/2014 Horário: das 14h às 17h

A Importância da C,T&I como ferramenta para o desenvolvimento social e econômico.

Objetivo: A Semana tem por finalidade a popularização do conhecimento científico e tecnológico, o aprofundamento do
diálogo entre C&T e sociedade.

2) Ciência e Tecnologia e o engajamento da população na prevenção de desastres naturais:
Local: Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo- SEESP
Data: 14/10/2014 Horário: das 14h às 17 h

Objetivo: Conscientizar a população das causas e efeitos na prevenção de desastres naturais, apresentando alternativas através da Ciência e Tecnologia.

Público-alvo: poder público municipal, Equipes da Defesa Civil, Associações de Moradores de Áreas de Risco, Corpo de Bombeiros, Movimentos de Moradia.

3) Meninas Cientistas
Local: CEU Butantã ou Centro Cultural S. Paulo (Vergueiro) ou Centro Cultural da Juventude
Data: 15/08/2014 Horário: das 14hs às 17hs

Abertura com Coral Lírico feminino do Mackenzie

Objetivo: Conscientizar o público jovem, principalmente as mulheres, da importância de inserção no universo de Ciência, Tecnologia & Inovação e a possibilidade de romper as barreiras impostas pelo preconceito, quando sua inserção no mundo da Ciência.

Público-Alvo: Jovens estudantes da rede municipal, ETECs, Diretorias e Gestores dos CEUs.

4) A Inovação para os Microempreendedores Individuais, Médias e Pequenas Empresas e Empreendimentos de Economia Solidária
Local: Sindicato dos Bancários – R. Tabatinguera
Data: 16/08/2014 Horário: 14h às 17h

Objetivo: facilitar aos pequenos e aos microempreendedores acesso a ferramentas tecnológicas

Público-Alvo: Pequenas e médias empresas, Micro empresários individuais, Cooperativas, Associações e Institutos relacionados ao tema.


5) Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação:
Local: Prédio da Prefeitura Municipal de São Paulo – Viaduto do Chá, 15 – 8º andar – Auditório.
Data: 17/10/2014 Horário: das 14h às 17h
Objetivo: Fechar a Semana apresentando conjunto de políticas do município voltadas a Ciência, Tecnologia & Inovação.

Público-Alvo: Instituições formadoras de opinião e população em geral, interessados em Ciência, Tecnologia & Inovação.

Bloco 2

Em fase de planejamento. Tem a finalidade de aproximar as principais instituições de pesquisa à rede pública de ensino fundamental e médio, demonstrando através de realizações práticas e palestras, a importância da Ciência, Tecnologia & Inovação para o progresso social e econômico dos indivíduos e da sociedade.

Projeta-se realizar em 26 CEUs (Centros Educacional Unificado), sendo ao menos um CEU por Diretoria Regional de Educação e, ao menos, mais uma apresentação em outro equipamento de educação de ensino fundamental ou médio por DRE.

Acontecerá após a Semana Municipal de C,T & I, ou seja, após a Semana de 13 a 19/10, podendo estender-se conforme disponibilidade dos Institutos e Equipamentos (DREs), até o mês de dezembro/2014.

Serão abordados três temas relacionados à Ciência, Tecnologia & Inovação, na Educação:

1. Foco no aluno: despertar interesse do público jovem frente à C,T & Inovação, envolvendo o jovem no ambiente científico, incrementando a demanda pelo segmento;
2. Foco no educador: discutir o importante papel do educador como agente motivador de C,T & I;
3. Foco na Comunidade: envolver a sociedade nas atividades afins, conscientizando da importância da C,T& I como fator de desenvolvimento econômico e social.

Siga a SDTE nas redes sociais