Banco de Alimentos receberá doação de 3 toneladas de hortaliças

SDTE, parceira da ONG Cidades sem Fome, participa da ação na horta comunitária de São Mateus

Por: Cristina Braga

O Banco de Alimentos da Supervisão Geral de Abastecimento, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), receberá, nesta terça-feira, três toneladas de verduras e legumes provenientes da produção de nove agricultores urbanos. A entrega acontecerá na horta comunitária de São Mateus e será dividida em três etapas durante o mês de agosto.

O Banco atua no recebimento de doações de alimentos considerados impróprios para a comercialização, mas adequados ao consumo. Os alimentos são repassados às entidades que produzem e distribuem refeições, gratuitamente, às pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

Os agricultores recebem remuneração por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Eles estão autorizados a comercializar os produtos de suas hortas para programas como o ‘Merenda Escolar’, ‘Restaurantes Populares’ e Banco de Alimentos.

Parceria
A SDTE fechou parceria em maio deste ano com a Organização Cidades sem Fome por meio do Programa Operação Trabalho (POT) – com o objetivo de capacitar agricultores em situação de vulnerabilidade social. O Projeto “Cidades sem Fome/Hortas Comunitárias” consiste na capacitação de 50 agricultores dedicados à atividade de produção de alimentos nas áreas urbanas da cidade de São Paulo.

A capacitação ocorre por meio de cursos e oficinas sobre o cultivo de verduras e legumes orgânicos; produção agroecológica de hortaliças; manejo do solo; técnicas de plantio, técnicas de compostagem de material orgânico e aproveitamento integral dos alimentos e alimentação alternativa.

Segundo o fundador da ONG, Hans Temp, o projeto se diferencia pelo seu principal objetivo de atuação, em proporcionar às pessoas mais necessitadas e menos preparadas para o mercado formal de trabalho; oportunidades de exercerem uma atividade rentável, fugindo das esferas assistencialistas; reforçando a dignidade, a cidadania e o reconhecimento da sociedade.

Sobre a ONG
A ONG Cidades sem Fome desenvolve os projetos Hortas Comunitárias, Hortas Escolares, Construção de Estufas Agrícolas com Materiais alternativos em São Paulo e o projeto Pequenos Agricultores Familiares no Rio Grande do Sul.

Serviço
Dia: 5 de agosto (terça-feira)
Horário: 8h
Local: Horta Comunitária - Rua Professor José Décio Machado Gaia, 50
São Mateus - Zona Leste
 

Siga a SDTE nas redes sociais