Secretário Artur Henrique participa do Seminário Regional sobre Trabalho Decente em Osasco

O encontro debateu as metas e desafios da construção da Agenda Municipal do Trabalho Decente

Por: Cristina Braga 

O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) Artur Henrique participou nesta terça, 22, na Prefeitura Municipal de Osasco (SP) do Seminário Regional sobre Trabalho Decente. O evento foi realizado pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento e Inclusão (SDTI-PMO) do município, em parceria com o Observatório do Trabalho do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O Secretário Artur Henrique afirmou, durante a abertura do seminário, que o grande desafio é o de trabalhar com as profissões do futuro. “Temos que, além de explicar o que é o trabalho decente, integrar as secretarias, superando a fragmentação, com esforço de articulação, de forma coesa com os atores sociais, transformando as ações do ponto de vista concreto do trabalhador”, avaliou.

Ainda sobre o tema, o titular da pasta ressaltou que é “necessário retomar a centralidade do trabalho no sentido mais amplo das políticas públicas, fortalecendo o Sistema Nacional Público de Emprego e Renda”, item também debatido no Fórum Nacional de Secretarias Municipais do Trabalho (FONSEMT), o qual foi eleito presidente recentemente.

Na segunda parte do seminário foram debatidos a construção da agenda do trabalho decente de Osasco, as meta e desafios, que contou com a participação de representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores.

O seminário contou, entre outras autoridades, com a Secretária do Trabalho de Osasco, Mônica Veloso e a diretora de projetos no Brasil da Solidarity Center AFL-CIO, Jana Silverman. Representando a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a professora Marta Bergamin; pelo Dieese, o economista e técnico Ademir Figueiredo e do coordenador de projetos, José Ribeiro, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Trabalho Decente - é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. É definido como trabalho produtivo adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.

Siga a SDTE nas redes sociais