Comissão Municipal de Emprego se reúne na SDTE

Em sua terceira reunião ordinária este ano, a Comissão Municipal de Emprego - CME - prossegue na articulação sobre geração de emprego e renda na Cidade de São Paulo

Por: Cristina Braga

 

Representantes da Comissão Municipal de Emprego reuniram-se ontem, 16, na Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) para debater ações e políticas públicas sobre Trabalho. Criada em 2005, a CME tem agenda periódica de encontros.

O Secretário Artur Henrique afirmou nesta reunião, que as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) deverão passar por reestruturação para a melhoria das vagas ofertadas e qualidade no atendimento. O titular da pasta explicou que uma das formas para aprimorar os trabalhos do CAT é a criação do agendamento do público, visando a agilidade dos processos.

Outra abordagem do Secretário foi em relação às Agências São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA). ”Vamos desenvolver projetos-pilotos nas subprefeituras, onde agentes de desenvolvimento local irão detectar oportunidades em todas as regiões da Cidade, estimulando o empreendedorismo e ações do MEI - Microempreendedor Individual”, disse Artur.

Leandro Costa Cuerbas, da Supervisão Geral de Abastecimento (ABAST) salientou a importância da reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSANSP) que passou este ano, a fazer parte da estrutura na SDTE. “É importante o trabalho integrado na produção de alimentos agroecológicos voltados para a saúde do trabalhador e o empreendedorismo”.

Foi também realizada na reunião, explanação sobre indicadores da Cidade de S.Paulo, como índice de concentração do trabalho e taxa de jovens inscritos em serviços de intermediação de mão de obra.

Foram discutidos ainda os seguintes temas da pauta: ações em andamento do Pronatec; a atuação do Secretário Artur Henrique, presidente eleito do Fonsemt – Fórum Nacional de Secretarias Municipais do Trabalho, e a proposta de projeto de lei que dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e institui o Sistema Único do Trabalho - SUT.

Estiveram presentes na reunião da CME, Artur Henrique, representando a SDTE; Robson Thomaz, da Secretaria Executiva da SDTE; Allan Cortez, Nelson Matias Pereira e Eufrozino Pereira da Silva representando a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho no Estado de São Paulo (SERT); José de Sousa Lima da Força Sindical (FS); Rogério Giannini da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Álvaro Furtado e Luciano Tadeu Damiani, ambos da Federação do Comércio de São Paulo (FECOMÉRCIO); Walter Hupsel da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento e Gestão (SEMPLA); Natal Leo da União Geral dos Trabalhadores (UGT); Rogério dos Anjos Araújo da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Siga a SDTE nas redes sociais