Cursos gratuitos em áreas técnicas de escritório recebem inscrições até 1º de agosto

Por: Solange Borges  

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e o Sescon-SP recebem inscrições para os cursos gratuitos de Departamento Pessoal e Escrita Fiscal até 1º de agosto. A parceria tem o objetivo de capacitar jovens de 16 a 20 anos para exercerem atividades em áreas técnicas de escritório.

São 80 vagas direcionadas aos jovens com ensino médio completo ou a concluir, que residam na Capital. Nos dois cursos os alunos adquirem conhecimentos básicos de português e matemática.

Para se inscrever, o interessado deve dirigir-se a unidade Luz do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), na Avenida Prestes Maia, 913, Centro, das 8h às 17h. É necessário apresentar RG, CPF, comprovantes de endereço e de escolaridade. O curso é realizado na própria unidade CAT Luz.

Departamento Pessoal (40 vagas)
das 8h00 às 12h00
Início: 4/8/14

Conteúdo: rotinas administrativas; noções de fluxo de caixa - atendimento ao cliente; atendimento telefônico; empregabilidade e empreendedorismo; informática nível básico; contrato de trabalho; empresas terceirizadas; autônomos; cooperativas; estagiários; domésticos; documentos necessários para admissão; contrato de Trabalho; declaração de dependentes; salário família; auxilio doença; imposto de renda; rendimento tributável; aposentadoria e cálculo de horas extras. Nesta grade, os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos necessários para executar as tarefas da área de Departamento Pessoal, elaboração de contratos de trabalho, cálculos de rescisões, férias, FGTS, 13º salário, hora extra, adicional noturno e demais rotinas trabalhistas.

Escrita Fiscal (40 vagas)
das 13h00 às 17h00

Início: 4/8/14

Conteúdo: planejamento orçamentário; marketing pessoal; comunicação; redação empresarial; relações interpessoais; informática básica; escrituração fiscal; conceito sobre Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Tributos; impostos; tributos diretos e indiretos; notas fiscais; tipos de empresas; operações e prestações interestaduais; regime de apuração do ICMS; Simples Nacional; fluxograma de escrituração fiscal e crime de sonegação fiscal. Nesse módulo, os alunos aprendem sobre tributos diretos e indiretos, impostos, notas fiscais, regime de apuração do ICMS, fluxograma de escrita fiscal, crimes de sonegação fiscal, tipos de empresa, como planejar um orçamento, marketing pessoal, comunicação, redação empresarial e noções básicas de informática.

Siga a SDTE nas redes sociais: