Artur Henrique participa de aula inaugural do Pronatec voltada a estrangeiros

SDTE, em conjunto a outras secretarias da Prefeitura de São Paulo, auxiliou na implantação do curso inédito de língua portuguesa e cultura brasileira na Capital – com bolsa paga pelo governo federal

Por: Solange Borges

O Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Artur Henrique participou na noite de ontem, 7, da aula inaugural do curso “Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros” pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O evento, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Canindé, contou com autoridades das Prefeituras de São Paulo e Santo André que estão envolvidas no acolhimento de haitianos que chegaram recentemente ao Estado.

Segundo Artur Henrique, o projeto, inédito, que reúne esforços de diversas esferas de governo, demonstra o respeito das instituições brasileiras pelos povos que buscam ajuda no País. “Esse trabalho é resultado da articulação do Comitê Gestor do Pronatec no município, que conta com a participação de nossa Secretaria e outras pastas como Cultura, Assistência Social, Direitos Humanos, que junto ao governo federal trouxeram essa primeira experiência para São Paulo”, explica.

O Secretário ainda destaca o papel acolhedor da cidade de São Paulo. “Além de recebermos bem os estrangeiros na Copa do Mundo, a Capital também recepciona e respeita os direitos das pessoas de forma ampla, com diversas frentes de ação para auxiliá-las”, destaca o Secretário.

O projeto proporcionará o acolhimento inicial aos imigrantes e refugiados de países francófonos (de língua francesa). O curso atenderá 60 estrangeiros em São Paulo e 135 em Santo André. Além de haitianos, há também outros estrangeiros de origem africana que terão oportunidade de acompanhar as aulas.

As atividades começam na próxima segunda-feira, 14, três vezes por semana. Na Capital, o curso será desenvolvido no IFSP e na Biblioteca Mário de Andrade. Em média, cada aluno receberá do governo federal R$ 135,00 para ajuda de custo durante o curso, que será finalizado em outubro deste ano.

Além de Artur Henrique, compuseram a mesa, entre outras autoridades da Prefeitura de São Paulo, o secretário Rogério Sottili, de Direitos Humanos, a secretária Leda Paulani, de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Guilherme César, do Comitê Gestor do Pronatec.