Secretário Artur Henrique participa da assinatura de decreto dos programas que garantem participação popular

Por: Cristina Braga

O Prefeito Fernando Haddad assinou nesta segunda-feira, 30, na sede da Prefeitura de São Paulo, o decreto  que institui o Comitê Intersecretarial de Articulação Governamental da Política Municipal de Participação Social, que dará continuidade às propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho de Participação Social da Prefeitura.

Para o Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Artur Henrique, é importante deixar claro o papel fundamental da participação social. “Dentro do planejamento das ODMs - Objetivos do Desenvolvimento do Milênio -  uma das principais metas é a educação em todos os níveis, então o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e a SDTE trabalham em conjunto para atingir essas metas no município de São Paulo”, afirmou.

O PRONATEC foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Lançado no último dia 18 de junho, o PRONATEC 2.0 oferecerá novas oportunidades em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação, a partir de 2015

Segundo Jorge Chediak, Coordenador-Residente do Sistema ONU no Brasil, “o país obteve bons resultados frente aos Objetivos do Milênio no setor privado criando empregos decentes além do engajamento da sociedade civil”.

Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu oito Objetivos do Milênio – ODMs, chamados no Brasil de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

Os Objetivos do Milênio são: acabar com a fome e a miséria; educação básica e de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e meio ambiente e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Na abertura da solenidade estiveram presentes, compondo a mesa: Gilberto Carvalho, Ministro - Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República; Jorge Chediek, Coordenador - Residente do Sistema ONU no Brasil (PNUD); Leda Maria Paulani, Secretaria Municipal de Orçamento Planejamento e Gestão; Rogério Sottili, Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Leonardo Barchini Rosa, Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas e Nalu Faria, Representante da Sociedade Civil.

Siga a SDTE nas redes sociais: