08/03/2010 16h32

Share

Emissão de Carteira de Trabalho

Parceria firmada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e a SRTE/SP-Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo facilita a vida dos trabalhadores que buscam uma oportunidade de trabalho. Agora quem vai até uma unidade do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho pode tirar a primeira via da Carteira ou solicitar a seguda.

Criada em março de 1932, e regulamentada pelo Decreto nº. 22.035/32 a Carteira de Trabalho é documento obrigatório para quem está em busca de uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho formal e para todos os demais trabalhadores com contratos regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, inclusive os domésticos e temporários. Além, de possibilitar o registro e a documentação de toda a vida profissional do trabalhador, a Carteira serve para comprovar alguns dos principais direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego, FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e benefícios previdenciários.

Primeira via- Para qualquer cidadão obter uma carteira de trabalho (CTPS), basta dirigir-se a um  posto do CAT fixo  ou móvel  mais próximo de sua residência munido de  carteira de identidade (RG) e uma foto 3x4

Segunda via – Uma nova via da Carteira pode ser tirada quando a original estiver completa, danificada, perdida ou roubada. Para isso, são necessárias apresentação do RG e da carteira de trabalho anterior. No caso de perda também são aceitos a rescisão de contrato, uma declaração da última firma onde a pessoa esteve empregada, o extrato do PIS/Pasep ou ainda comprovante de recebimento do FGTS. Nos casos de roubou é necessária a apresentação do boletim de ocorrência ou declaração feita de próprio punho e reconhecida em cartório.

Onde solicitar a emissão da CTPS – São sete as unidades de atendimento do Centro de Apoio ao Trabalho na cidade de São Paulo:

 SERVIÇO:

 Zona Sul

 CAT Interlagos
Av. Interlagos, 6.122

Horário de atendimento das 7h às 18h.

 Zona Leste

CAT Itaquera
Rua Augusto Carlos Bauman, 851

Horário de atendimento: Das 7h às 18h.

 * CAT Avançado Tatuapé GRTE

Rua Padre Estevão Pernet, 615

Horário de atendimento: Das 8h às 17h.

 Zona Oeste

 CAT Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342

Horário de atendimento: Das 7h às 18h.

 *CAT Avançado Lapa GRTE

Rua Afonso Sardinha, 201

Horário de atendimento: Das 8h às 17h.

 Zona Norte

 CAT Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1.553.

Horário de atendimento: Das 7h às 18h.

 * CAT Avançado Tucuruvi GRTE

Av. General Ataliba Leonel, , 2.764

Horário de atendimento: Das 08h00 às 17h00.

 Zona Central

 CAT Luz
Av. Prestes Maia, 913.

Horário de atendimento: Das 7h às 18h.