Abertas as inscrições para novas turmas do“Time do Emprego”

Texto: Regina Ramalho

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho em parceria com a Sert – Secretaria Estadual de Relações do Trabalho abriu inscrições para 150 vagas no programa “Time do Emprego”, que inicia na próxima quinta-feira dia, 25, nas unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho de Interlagos, Itaquera, Santana, Itaim Paulista, Luz e Lapa (Rua, Monteiro de Melo, 342). O curso é gratuito, inclui material de didático e possui duração de três meses.

 Durante os encontros são trabalhados vários temas voltados para o desenvolvimento e reconhecimento de competências e potencialidades, mercados promissores, técnicas para facilitar a procura de emprego, planejamento financeiro e trabalho por conta própria.

Vera Márcia de Lima, 42 anos, solteira, nunca tinha trabalhado com carteira assinada. Dona de casa morava juntamente com sua mãe e ajudava a tomar conta de sua avó. Nos tempos vagos vendia peças artesanais de gesso na garagem de sua residência como forma de complementar a renda. Há seis meses começou a procurar uma oportunidade de emprego e encontrou muitas dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, uma delas a falta de experiência.

Foi ao CAT Interlagos e participou de uma seleção, mas não obteve êxito. Depois de uma conversa com a assistente social ficou sabendo da existência do programa “Time do Emprego” e resolveu participar.

“Quando fui reprovada na primeira entrevista me senti a última pessoa na face da terra. Depois de participar dos primeiros encontros consegui perceber o que tinha feito de errado durante a primeira entrevista. Tratei de não repetir o erro, quando fui encaminhada para segunda.”, explica Verá, que há pouco mais de um mês conseguiu emprego como operadora de telemarketing em uma grande rede de call center.

Rodrigo Magalhães, 30 anos, universitário, nascido em uma família humilde, também participou do Time. Já fez de tudo um pouco; trabalhou em administração, analista de crédito, inclusive como carpinteiro. Ficou desempregado e começou a passar por algumas dificuldades, com a autoestima abalada, enfrentou uma separação e teve que voltar a morar com sua mãe. Ao passar pelo CAT Lapa, viu uma fila soube que era para procura de emprego e resolveu participar.

Enquanto esperava foi convidado a participar de uma palestra sobre Economia Doméstica. “Já que estava ali e com a promessa de que não perderia meu lugar na fila, pensei: Porque não aceitar?Adquirir conhecimento nunca é demais”, lembra Magalhães. No final da palestra Magalhães foi conversar com o palestrante e ficou sabendo do programa Time do Emprego que estava para iniciar a segunda turma.

“O Programa elevou minha auto-estima, contribuiu de forma positiva para que eu entendesse que sou um grande profissional e ser humano. Fez com que eu resgatasse a liderança do meu eu”, afirma Magalhães. Fator que contribui para que ele conquistasse uma oportunidade de trabalho em uma multinacional.

“Realmente éramos um time e como em um jogo, apreendemos estratégias para vencer. A cada aula, nosso treinador, nos orientava e encorajava. Nos fazia enxergar que somos maiores do que pensamos. Não números, mas sim seres humanos”, diz Magalhães.

As reuniões do Time do Emprego acontecem uma vez por semana, com duração de 3 horas cada, sempre as quintas-feiras das 14h às 17 horas. O público-alvo do programa são pessoas desempregadas e jovens em busca do primeiro emprego, maiores de 16 anos. Os participantes formam grupos de 15 a 25 pessoas e em Time apreendem a planejar sua própria estratégia de recolocação. Os interessados podem efetuar a inscrição por e-mail timedoempregosmtrab@prefeitura.sp.gov.br ou pessoalmente nas unidades do CAT.
 

Serviço:

- Zona Sul / Interlagos
Av. Interlagos, 6.122.
Horário de atendimento das 7h às 18h.

- Zona Leste / Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12.
Horário de atendimento das 7h às 18h.

*CAT Avançado –Zona – Zona Leste / Itaim Paulista
Av. Marechal Tito, 3012
Horário de atendimento das 8h às 17h

- Zona Oeste / Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342
Horário de atendimento das 7h às 18h.

- Zona Norte / Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1553.
Horário de atendimento das 7h às 18h.

-Zona Central / Luz
Av. Prestes Maia, 913.
Horário de atendimento das 7h às 18h