Dois em cada três jovens brasileiros desejam empreender nos próximos anos

Estudo da Firjan traçou o perfil dos jovens profissionais no país

       Uma pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revelou que dois em cada três jovens brasileiros planejam se tornar empreendedores nos próximos anos. O estudo “Jovens Empresários Empreendedores” teve a participação de 5.681 homens e mulheres, na faixa etária dos 25 a 35 anos, com ensino superior completo ou em andamento e membros das classes A B e C. Além do Brasil, o estudo também foi realizado em Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha, China, Índia e Rússia, no ano passado

        As principais motivações apontadas para se abrir o próprio negócio são a realização de um sonho (76,4%), a qualidade de vida (75,6%), os altos ganhos financeiros (70%), o mercado promissor (66,1%) e o fato de não ter chefe (64,5%). Os jovens também apontaram fatores como reconhecimento profissional no empreendedorismo (63,3%), ter horários flexíveis (60,7%) e trabalhar com algo que faça diferença positiva para a sociedade (58,4%).

        O estudo mostrou ainda que 68,3% dos jovens brasileiros, que já empreendem, são ligados às causas éticas e socioambientais. Nas demais sete cidades pesquisadas, a média é de 49%. Além disso, eles enxergam um ambiente favorável para empreender nas capitais e nas pequenas cidades. Os números da pesquisa em outros países, como China (67%) e Índia (59%), apontam as metrópoles como local ideal para novos negócios.

        Os brasileiros também se mostraram mais realizados profissionalmente quando são donos de um negócio. 46,1% dos empreendedores se declararam plenamente felizes enquanto 25,6% dos que atuam no mercado formal revelaram satisfação com o trabalho.

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais