Fundação Paulistana inicia novos cursos via Pronatec

Lançamento contou com uma aula magna para 160 alunos no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura deu início a sua nova grade de cursos em Cidade Tiradentes. A partir de agora, os equipamentos da Fundação contam com sete novas modalidades nas áreas de Saúde, Educação e Cultura. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (17/07) no cinema do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT).


Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC), e acontecem por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Os cursos têm duração média de três meses e nesse período os alunos recebem uma bolsa-auxílio de R$ 3,75 por hora/aula assistida. A Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti contará com o curso de Cuidador de Idosos. Já o CFCCT receberá os cursos de Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Cenotecnia, Iluminador Cênico, Maquiador Cênico, Recreador Cultural e Sonoplasta.


Inicialmente eram 140 vagas, porém, com o sucesso, a Fundação abriu uma classe extra de Auxiliar de Biblioteca, totalizando 160 alunos inscritos. Os cursos contarão também com dois módulos que pretendem ser o diferencial da Fundação Paulistana. As aulas de “Empreendedorismo e Gestão” e “Políticas Públicas e Cidadania” têm como objetivo oferecer aos alunos uma expansão do conhecimento e a conexão com as problemáticas do dia a dia do negócio.


Durante a abertura, o diretor da Fundação, Sergio Luiz de Moraes Pinto, deu as boas-vindas aos estudantes destacando a importância do ensino técnico no País. “Em nações como Japão, Coréia do Sul e Áustria cerca de 70% da população faz cursos técnicos, enquanto no Brasil esse número é de apenas 7%. Nós da Fundação, como responsáveis pela educação técnica no âmbito municipal, temos como objetivo mudar esse cenário”, disse. O diretor ressaltou ainda que a entidade se preocupou em buscar cursos diversificados e que possuam grande demanda de mercado, e, que acima de tudo, sejam prazerosos para os alunos.


É o caso de Roberto de Oliveira, de 44 anos, que vai começar a cursar Iluminação Cênica. Ele já é formado na área de audiovisual e fotografia, mas estava em busca do aperfeiçoamento técnico para iluminação. “Os cursos da área são caros e às vezes de difícil acesso. Essa é uma área boa, hoje em dia os equipamentos são mais acessíveis, o que facilita as oportunidades. Mas, acho que o mais importante é passar a informação para as pessoas de que artes também é uma área de capacitação e empreendimento”.


Já Laís Barros, de 16 anos, irá participar do curso de Auxiliar de Biblioteca. A estudante acredita que a nova profissão vai abrir portas para que ela chegar à faculdade. “Estou muito ansiosa, já conhecia o CFCCT e sei que aqui tem muitos cursos bons, mas este é diferente, além da qualidade, eu achei interessante porque envolve diversas idades”.


A aula magna foi realizada para os 160 alunos inscritos. Participaram do encontro o vereador Eliseu Gabriel, secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo até o último dia 8 e responsável por viabilizar os cursos via PRONATEC, o prefeito regional de Cidade Tiradentes, Oziel Evangelista de Souza, a coordenadora do CFCCT Katiuscia Couto Pereira Martin e a diretora da Escola Makiguti, Valdirene Tizzano. Eliseu destacou que todo o seu esforço a frente da secretaria valeu a pena, pois agora os moradores de Cidade Tiradentes possuem novas opções de cursos profissionalizantes e, com isso, terão mais qualificação na procura de um emprego.


O evento contou ainda com uma palestra motivacional ministrada pela coordenadora de ensino pedagógico da Fundação Paulistana, Andrezza Domingues, e uma apresentação de stand up do grupo Cia Nós 4. As aulas começaram nesta terça-feira (18/07), exceto para os cursos de maquiador cênico, sonoplasta e a turma noturna de auxiliar de biblioteca que terão início em agosto.