Aos 63 anos, aluno da Escola Makiguti está no seu segundo curso na unidade

Samuel Ferreira já concluiu Análises Clínicas e cursa, atualmente, Farmácia

Samuel Ferreira encontrou agora, aos 63 anos, a oportunidade de realizar seu sonho: fazer cursos na área da saúde. Ele concluiu, em 2015, o técnico em Análises Clínicas pela Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti e, em 2016, já ingressou em um novo desafio, começou o curso de Farmácia na mesma unidade.


Samuel é aposentado, trabalhou a maior parte da vida no setor público. Foi recepcionista e auxiliar administrativo em hospitais de São Paulo, porém, sempre nutriu o sonho de um dia se tornar um profissional da área de saúde. “Quando jovem eu não tinha condições de cursar uma faculdade, era tudo muito caro e com pouco acesso. Mas nunca é tarde, a Makiguti me deu essa chance depois dos 60 anos, e eu estou aproveitando”.


O estudante é morador da Cidade Tiradentes há 27 anos e acredita que a implantação da escola no bairro teve uma mudança significativa na vida da população. “Eu moro aqui há muito tempo, então sei do que estou falando. Essa escola representa a concretização das oportunidades para as pessoas da comunidade. Temos bons cursos e professores. Tudo é de graça, basta estudar”.
Samuel tentou o Vestibulinho pela primeira vez em 2015, mas não conseguiu ser aprovado. Porém, ele não desistiu e, na segunda tentativa, ingressou na escola.

Ele se forma do seu segundo curso em julho de 2018 e já planeja a atuação na área. “Assim que terminar Farmácia, que é o curso pelo qual eu sempre apresentei maior interesse, eu vou buscar meu lugar no mercado de trabalho. Não é porque estamos aposentados que temos que ficar parados. Mesmo que mais velho, eu ainda irei exercer a profissão dos meus sonhos”, enfatiza Ferreira.
A Escola Pública Professor Makiguti foi fundada em 2005 e oferece cursos técnicos na área da Saúde. Atualmente, a unidade conta com quatro cursos: Saúde Bucal, Análises Clínicas, Farmácia e Gerência em Saúde.