Barra de Impressão

Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo


  • Início
  • Secretarias
  • Trabalho / Fundação Paulistana / notícias


    26/04/2017 16h38

    Fundação Paulistana recebe palestra sobre Cidade Tiradentes

    Oziel Evangelista de Souza, prefeito regional, Diego Freitas Ribeiro, assessor técnico do CFCCT, e, Valdirene Tizzano, diretora da Makiguti, falaram sobre o desenvolvimento do bairro

    Na manhã desta quarta-feira (26/04), a Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura realizou mais uma edição do “Café com Inteligência”, encontro mensal para aprendizado e aprimoramento da rede, entre funcionários da autarquia e entidades relacionadas. Hoje os convidados foram Oziel Evangelista de Souza, prefeito regional da Cidade Tiradentes, Diego Freitas Ribeiro, assessor técnico do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), e, Valdirene Tizzano, diretora da Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti.  A palestra teve como foco a história e o desenvolvimento da Cidade Tiradentes, bairro da zona Leste da capital, e a importância dos equipamentos da Fundação Paulistana no local.

    O bairro nasceu há 33 anos, e é atualmente o maior conjunto habitacional da América Latina. Oziel, hoje prefeito regional, chegou à Cidade Tiradentes em 1984, para morar em um dos conjuntos habitacionais com a família. Passou a infância e adolescência em movimentos sociais e culturais, buscando melhorias para o bairro que, naquela época, era bem diferente de hoje. “Eu me lembro do primeiro telefone público que chegou ao bairro. Tinha filas e filas para fazer uma ligação. Era quase um luxo para nós, moradores que não tinham nada lá”, explica. Oziel recebeu, recentemente, o prêmio de Melhor Prefeito Regional, pela Prefeitura Municipal de São Paulo, por sua atuação no bairro, principalmente nas áreas de Cultura e Educação.

    Diego Freitas Ribeiro trabalha no CFCCT como assessor técnico, e contou na palestra que acompanhou de perto as transformações do bairro. “Eu sou nascido e criado na comunidade de Tiradentes. Sei o quanto a população é atuante e politizada naquela área. Por isso, pude ver as tantas mudanças que o bairro sofreu nos últimos anos, principalmente com a chegada desses equipamentos”.

    Valdirene Tizzano, diretora da Makiguti, destacou a importância da escola de Saúde Pública. “Eu me emociono de ver o quão importante e modificador foi a implantação da Makiguti. Eu a vi ser planejada construída, e hoje fico orgulhosa ver o leque de oportunidades que a comunidade recebeu com isso, afinal, são quatro cursos distribuídos em três períodos”. Ela destaca ainda que todos os auxiliares e técnicos em saúde bucal do bairro são formados pela escola, demonstrando a importância dessas e das demais disciplinas para o local. Valdirene chegou à Cidade Tiradentes em 1989, para ser professora do Ensino Fundamental.

    O encontro reforçou ainda a importância da integração entre Fundação, Centro de Formação Cultural, Escola Makiguti e Prefeitura Regional. O diretor da Fundação Paulistana, Sérgio Moraes Pinto, ressaltou que a autarquia está implantando mais um curso na região que irá atender a população que precisa de formação rápida e de qualidade. “Em breve, a Makiguti vai receber o curso “Cuidador de Idoso”, um ensino técnico de dois meses, altamente qualificado, para auxiliar a comunidade no mercado de trabalho”.

    Ao final, os palestrantes e presentes discutiram projetos e ideias para o bairro, como a implantação de playground no CFFCT e a utilização dos equipamentos da Fundação para eventos.

     

     


    • Copyright
    • SAC