Escola Makiguti na luta contra a Dengue

Alunos do curso de Farmácia produzem repelente e promovem ação de combate com moradores da Cidade Tiradentes, em comemoração ao 33º aniversário do bairro

Alunos do segundo módulo do curso de Farmácia da Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti elaboraram um repelente eficaz, inclusive, contra o mosquito aedes aegypti, transmissor de diversas doenças, entre elas a Dengue. A escola preparou 2 mil exemplares do produto para ser distribuído à população nesta sexta-feira (21/04), durante as comemorações dos 33 anos da Cidade Tiradentes, bairro localizado na zona Leste da capital.

O repelente tem como base vários produtos naturais, sendo o Cravo da Índia o principal princípio ativo. O projeto teve início em 2015, quando a região foi afetada por um grave surto de Dengue. Na ocasião, o professor e coordenador do curso de Farmácia, Daniel Gonçalves, realizou um trabalho de pesquisa com os alunos e, juntos, criaram a primeira amostra do repelente Makiguti. “Usamos o Cravo da Índia por ser um importante aromático utilizado, desde a civilização antiga, para afastar insetos. Tínhamos a preocupação de produzir um repelente à base de produtos naturais, e conseguimos”, explica. Na época a escola distribuiu cerca de 3 mil amostras à população.

A diretora da escola, Valdirene Tizzano, destaca que o mais significante dessa iniciativa é a oportunidade de ajudar a comunidade. “A própria filosofia do professor Makiguti diz que o conhecimento só é válido quando usado para melhorar a sociedade, e é isso que estamos fazendo, colaborando com a parte interna e externa da escola”.

A distribuição começa às 10h30, na Praça da Avenida dos Metalúrgicos, s/n, próximo ao CEU Água Azul.