TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

Carga horária 1280 horas

 

É o profissional capacitado para atuar na área laboratorial, desempenhando suas funções em instituições de saúde pública e privada e centro de pesquisas. Na Área Industrial atuará na produção e nos testes de qualidade de kits laboratoriais. Seu trabalho envolve a promoção da saúde do ser humano, desenvolvendo ações no campo de diagnósticos laboratoriais clínicos. A esse profissional cabe as funções de orientar o paciente, receber, preparar, processar amostras biológicas na execução de procedimentos diagnósticos, produtivos e terapêuticos da prática laboratorial. Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Análises Clinicas, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Análises Clinicas.


Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Biologia Molecular, Urinálise e fisiologia, Química e preparo de soluções, Biossegurança.

Possibilidades de atuação: Hospitais, clínicas e postos de saúde. Laboratórios de diagnósticos médicos. Laboratórios de pesquisa e ensino biomédico. Laboratórios de controle de qualidade em saúde. Infraestrutura Recomendada: Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de bioquímica. Laboratório de físico-química. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratório de microbiologia. Laboratório didático: unidades de análises clínicas.