Informações sobre a Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti

1. O que é o serviço?

A Makiguti, como é conhecida a escola, oferece os cursos técnicos de Saúde Bucal, Farmácia, Análises Clínicas, Gerência em Saúde, Hemoterapia e Cuidados de Idosos. Possui dois processos seletivos por ano, oferecendo 1080 vagas ao todo.

Com a missão de desenvolver a educação profissional em saúde alicerçado nos valores da humanização, sólidos conhecimentos científicos e atuação multiprofissional em prol da saúde coletiva, organiza semestralmente a Feira de Saúde onde há a participação da comunidade na escola e onde os alunos podem partilhar todo o conhecimento adquirido.

Desde o início da primeira turma (agosto de 2005) até o primeiro semestre de 2017, foram 2.102 Auxiliares e mais 5.899 Técnicos profissionais formados na escola. Hoje a escola possui uma parceria de pré iniciação cientifica com o CNPQ e a FOUSP, que adiciona a formação dos alunos participantes uma vivência acadêmica de pesquisa.

A unidade é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico, que conta com Coordenadores Pedagógicos e Coordenadores de Curso, 30 professores concursados e 5 contratados, destes 2 professores são pôs-doutores, 05 professores doutores, 09 professores mestres e 14 professores pós graduados.

 

Telefone:(11)2558-8884
E-mail:secretariamakiguti@gmail.com
Site: neste link 
Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 1945 - Cidade Tiradentes/SP
A Secretaria fica aberta de: 2ª à 6ª das 8 às 21:30 horas


Nossos Cursos
Técnico em Análises Clínicas

Carga horária: 1280 horas

       É o profissional capacitado para atuar na área laboratorial, desempenhando suas funções em instituições de saúde pública e privada e centro de pesquisas. Na Área Industrial atuará na produção e nos testes de qualidade de kits laboratoriais. Seu trabalho envolve a promoção da saúde do ser humano, desenvolvendo ações no campo de diagnósticos laboratoriais clínicos.

       A esse profissional cabe as funções de orientar o paciente, receber, preparar, processar amostras biológicas na execução de procedimentos diagnósticos, produtivos e terapêuticos da prática laboratorial. Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Análises Clinicas, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Análises Clinicas.


       Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Biologia Molecular, Urinálise e fisiologia, Química e preparo de soluções, Biossegurança.

Possibilidades de atuação: Hospitais, clínicas e postos de saúde. Laboratórios de diagnósticos médicos. Laboratórios de pesquisa e ensino biomédico. Laboratórios de controle de qualidade em saúde. Infraestrutura Recomendada: Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de bioquímica. Laboratório de físico-química. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratório de microbiologia. Laboratório didático: unidades de análises clínicas.

Técnico em Saúde Bucal

Carga horária: 1300 horas

       É o profissional capacitado a atuar diretamente com o Cirurgião Dentista. Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), com atuação em programas educativos de saúde bucal dirigidos a indivíduos e grupos sociais. Ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Saúde Bucal(TSB). Seu trabalho será desenvolvido em Unidades de Saúde Públicas ou Privadas (consultórios e clínicas odontológicas). É capacitado para efetuar: radiografias bucais; profilaxia; remoção de suturas; inserção de materiais restauradores em cavidades dentárias; aplicação de flúor e selantes, preparadas pelo Cirurgião-Dentista.

       Atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Promoção e prevenção em saúde bucal. Anatomia e fisiologia bucal. Anatomia e fisiologia humana Processo de trabalho e humanização em saúde. Ergonomia e técnicas de instrumentação. Biossegurança. Equipamentos, materiais, medicamentos e instrumentais odontológicos e de higiene dental. Conceitos básicos sobre procedimentos restauradores. Proteção radiológica ocupacional.

Possibilidades de atuação: Clínicas ou consultórios odontológicos. Sistema Único de Saúde.

Técnico em Gerência em Saúde

Carga horária: 1280 horas

       É o profissional capacitado para atuar na área administrativa e apoio a gerência. Realiza a previsão e provisão de todos os tipos de recursos necessários para viabilizar a assistência aos usuários. Seu trabalho consiste na gestão de materiais, de patrimônios, de documentos, de pessoal, de qualidade, de planejamento, implantação de projetos e de serviço de apoio da área da saúde. Atuará em hospitais, ambulatórios, unidade básicas de saúde, clínicas odontológicas, convênios, laboratórios, serviços terceirizados da área da saúde, no âmbito público e privado. Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Gerência em Saúde, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Gerência em Saúde.


      Participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde. Atua na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material. Acompanha a execução de contratos e serviços de terceiros.

      Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Sistema Único de Saúde. Legislação e regulação. Modelos de atenção e de gestão. Avaliação e indicadores de desempenho. Processo de trabalho em saúde. Financiamento e orçamento. Sistemas de informações. Patrimônio e estoques.

       Possibilidades de atuação: Hospitais, clínicas, postos e unidades de saúde públicos, privados e do terceiro setor. Empresas seguradoras de medicina de grupo, de autogestão ou similares. Infraestrutura Recomendada: Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas específicos.

Técnico em Farmácia
Carga horária: 1280 horas

       É o profissional para atuar em drogarias, farmácias hospitalares e de manipulação; na Área Industrial atuará no campo de medicamentos, de cosméticos, de produtos de limpeza, de embalagens, dentre outros, e distribuidoras. Seu trabalho envolve o controle de qualidade, estoque de medicamentos e produtos hospitalares, produção, seleção, programação, dispensação e orientação sobre o uso correto de medicamentos e produtos relacionados aos cuidados com a saúde.
Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Farmácia, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Farmácia.


       Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

       Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Noções de farmacologia e de farmacotécnica. Microbiologia. Anatomia e fisiologia humana. Biossegurança. Legislação farmacêutica e sanitária. Comercialização, estoques e atendimento ao cliente. Controle de qualidade. Produção e manipulação de formas farmacêuticas e de cosméticos.

       Possibilidades de atuação: Drogarias. Postos de saúde e de medicamentos. Farmácias de manipulação. Indústrias farmacêuticas. Unidades básicas de saúde. Hospitais. Distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos. Infraestrutura Recomendada: Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório básico de anatomia humana. Laboratório de estética. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratório de manipulação farmacêutica. Laboratório de microbiologia.
 

Técnico em Hemoterapia

Carga horária: 1280 horas

É o profissional capacitado para atuar no processamento de amostras de sangue para realização dos exames hematológicos, imuno-hematológicos, sorológicos, bem como processar e estocar os diferentes tipos celulares para terapia celular cumprindo as normas de procedimentos internos e externos, zelando pela qualidade do trabalho, pela biossegurança e agilidade no cumprimento das rotinas laboratoriais e se articulará com os demais profissionais, de modo a potencializar o trabalho da equipe e favorecer a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar de Laboratório de Saúde - Hemoterapia, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Hemoterapia.

Realiza processamentos no sangue coletado, com equipamentos específicos, mobilizando conhecimentos, valores e habilidades pertinentes a esses processos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Biologia Celular, Molecular e Genética aplicada a Hemoterapia e a Terapia Celular. Fisiologia e Fisiopatologia do Sangue. Imuno-hematologia Básica. Controle de Qualidade em Hemoterapia. Captação de doadores. Fundamentos em Imunologia e Sorologia. Legislação e Biossegurança em Hemoterapia. Imuno-hematologia Clínica. Doenças Hematológicas. Doenças infecciosas transmitidas pelo sangue. Metodologia Científica aplicada ao Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Hemoterapia. Processamento e armazenamento de hemocomponentes e células tronco medulares. Utilização de hemocomponentes.

Possibilidades de atuação: Poderá atuar em laboratório de controle de qualidade em hemoderivados, bancos de sangue e agências transfusionais e indústrias de insumos para hemoterapia.

Técnico em Cuidados de Idosos
Carga horária: 1200 horas

       É o profissional capacitado para atuar nos cuidados ao idoso. Seu trabalho consiste em entender os aspectos legais e trabalhistas, conhecer e difundir as políticas públicas para a pessoa idosa, atuar nas especificidades da saúde do idoso (aspectos biológico, psicológico e social), entender os aspectos do processo de envelhecimento, as modificações corporais e os efeitos psíquicos do envelhecer, bem como atuar na melhoria da qualidade de vida e manutenção/ recuperação da saúde do idoso.


       Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Cuidados de Idosos, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Cuidados de Idosos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Anatomia e Fisiologia Humana. Cuidados Alimentares e Aspectos da Fala e Deglutição. Ética profissional e função social do Cuidador de Idosos. Legislação e Políticas para a Pessoa Idosa. Acessibilidade e prevenção de acidentes domésticos. Cuidados, Higiene Pessoal e rotina no Trabalho com o idoso. Noções básicas farmacológicas. Fundamentos de Gerontologia e Geriatria. Doenças crônicas. Processo Biopsicossocial da Senescência e Senilidade. Cuidados paliativos e processo de morte morrer. Práticas Integrativas e complementares em Saúde.

Possibilidades de atuação: Poderá atuar em hospitais, ambulatórios, unidade básicas de saúde, clínicas odontológicas, convênios, laboratórios, serviços terceirizados da área da saúde, no âmbito público e privado e lares.
 

2. Quando solicitar?
Períodos de Processo Seletivo duas vezes ao ano.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço Praça de Atendimento Próprio: Av. dos Metalúrgicos, 1945 - Cidade Tiradentes, São Paulo - SP.
 

4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço: Comprovante de residência, CPF, RG, Histórico Escolar.

5. Legislação/Norma que regula o serviço Lei 13.806/20014; Lei 16.115/2015; Decreto 56.507/2015; Decreto 58.201/18 e Edital de Processo Seletivo.

6. Taxas cobradas
Varia, a depender da empresa que gere o vestibulinho.
 

Mais informações estão disponíveis nos editais do vestibular.

7. Prazo para a Prestação do Serviço
Informações são prestadas imediatamente ao atendimento.

8. Principais Etapas do Serviço - Passo a passo Ler o edital, inscrição, prova e matrícula dos aprovados.
Informações sobre a Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti

 

Reclamações

1. O que é o serviço?
Realizar reclamações sobre atividades exercidas na escola, equipe docente, equipe administrativa, falta de recursos/materiais.

2. Quando solicitar?
Quando o usuário se sentir lesado.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço
- SAC Online;
- Central 156;
- Praça de atendimento daprefeitura regional Av. dos Metalúrgicos, 1945 - Cidade Tiradentes, São Paulo - SP.

4. Legislação/Norma que regula o serviço
Lei 13.806/20014; Lei 16.115/2015; Decreto 56.507/2015.

5. Taxas cobradas
Gratuito.

6. Prazo para a Prestação do Serviço
3 dias úteis.

7. Principais Etapas do Serviço - Passo a passo
Entrar em contato com a secretaria da escola; registrar a reclamação; acompanhar o encaminhamento da solicitação

Faça aqui sua reclamação