Serviços via internet

Munícipes interessados podem acessar o atendimento on-line por meio do portal Emprega Brasil, do Ministério da Economia

O Portal Emprega Brasil é uma plataforma do Ministério da Economia, desenvolvida com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que tem por objetivo atualizar o antigo Portal Mais Emprego, tornando as políticas públicas de emprego ainda mais próximas do cidadão, modernizando os serviços disponibilizados nos Postos de Atendimento do Sistema Nacional do Emprego (SINE), proporcionando maior agilidade, independência e transparência, por meio da web.

São disponibilizadas aos trabalhadores políticas e ações de emprego que se propõem a auxiliá-los na busca ou na preservação do trabalho decente, com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias.

Para as empresas estão disponíveis aplicações que possibilitam o encontro mais rápido do trabalhador desejado, além de auxiliá-las no atendimento das disposições trabalhistas.

Serviços disponibilizados ao trabalhador:

Consultar a situação do seu requerimento de Seguro-Desemprego e informações sobre o benefício. Verificar vagas de emprego de acordo com o seu perfil profissional. Verificar cursos de qualificação. Obter informações sobre o benefício Abono Salarial. Consultar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

A que se propõe o portal Emprega Brasil

Reunir em um único banco de dados as informações de trabalhadores e vagas disponibilizadas nas agências de emprego do SINE, em âmbito nacional. Possibilitar o autoencaminhamento de trabalhadores às vagas de emprego disponibilizadas no Portal Emprega Brasil.

Padronizar e integrar o atendimento aos trabalhadores e empregadores na rede de atendimento; Possibilitar aos trabalhadores desempregados que solicitam o benefício do seguro-desemprego o encaminhamento às vagas de emprego disponíveis no portal Emprega Brasil e aos cursos de qualificação profissional, visando agilizar a sua recolocação no mercado de trabalho.

Para o acesso online, é necessário ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar os seguintes documentos: PIS/PASEP/NIS/NIT, CPF, RG, número da carteira de trabalho e e-mail para contato.

Acesse https://empregabrasil.mte.gov.br/

Acesse o Portal Cate

Acesse o serviço SP 156