O que é uma Incubadora de Empresas?

Uma incubadora de empresas é uma forma interessante de estimulo ao empreendedorismo na medida em que fortalece e prepara pequenas empresas para sobreviver no mercado. É um local especialmente criado para abrigar estas pequenas empresas, oferecendo uma estrutura configurada para estimular, agilizar e favorecer a transferência de resultados de pesquisa para atividades produtivas.

Sendo um ambiente planejado e protegido, é propício para o desenvolvimento das empresas interessadas em investir em novos projetos. Para isso, a Incubadora oferece apoio gerencial e técnico (serviços de recepção e secretaria, salas de reunião, Internet, telefone etc.) e uma gama de serviços que propiciam excelentes oportunidades de negócios e parcerias para que se desenvolva o projeto/ empresa. Em uma analogia simples: um recém nascido vai para uma incubadora. Lá ele é nutrido até ter força para viver. O mesmo ocorre com as incubadoras, que contam com ferramentas para ajudar microempresas ou investidores que precisam de assistência para alavancar seu negócio.

Apoio oferecido pela Incubadora

 

 

Normalmente, nas incubadoras fechadas (ver detalhes a seguir), cada empresa possui o seu módulo, ou espaço privativo de trabalho, constituído de uma ou mais salas pequenas, mais os espaços coletivos a serem utilizados por todos. Nas chamadas incubadoras abertas, as empresas incubadas não precisam estar instaladas no mesmo local. Elas contam com os serviços de apoio e usam circunstancialmente a estrutura compartilhada, como é o caso das incubadoras de cooperativas.

 

  Localização das incubadoras


 

 

Como funciona?


As incubadoras de empresas são formadas, geralmente, através de convênios ou termos de cooperação firmados entre várias instituições comprometidas com o desenvolvimento da região como, universidades, institutos de pesquisa, prefeituras, empresas, associações de classe.

A noção básica é dar subsídio aos primeiros passos para o desenvolvimento de uma empresa, ou de um produto de uma empresa já consolidada, no caso, estrutura física, consultoria jurídica, contábil, de marketing, apoio na participação de missões comerciais, rodadas de negócios, preparação para editais de licitação, além de auxílio na viabilização de inovações tecnológicas.
As incubadoras normalmente estabelecem alguns critérios para selecionar as empresas. Não é qualquer empresa que pode ser incubada. Há um tempo (normalmente 4 anos) em que as empresas dispõem desse apoio. Trata-se de uma forma de alavancar os negócios. Seguem os critérios:
• As empresas devem ter alguma inovação sem seu produto ou serviço;
• Ser viável em termos de mercado;
• Ter uma boa qualificação técnica ou um suporte bem estruturado;
• Recursos financeiros básicos para iniciar o projeto.

Tipos de Incubadoras

Quanto ao grau de tecnologia envolvida
Quanto ao grau de tecnologia envolvida
Incubadoras de base tecnológica

Incubadoras, na maioria, ligadas a universidades e instituições de pesquisas, instaladas nos seus campus ou proximidades, que visam, prioritariamente, incubar idéias, empresarialmente viáveis, que surgem a partir de estudos e pesquisas desenvolvidos no seio dessas próprias instituições e chamamento externo - via edital público - de novos negócios dessa área.


Incubadoras de empresas tradicionais

Incubadoras com estrutura semelhante as de base tecnológicas que necessariamente não precisam estar localizadas nas proximidades de universidades e centros de pesquisas e atendem empresas dos setores ditos tradicionais, como: plástico, couro, confecções, serviços.


Incubadoras Mistas


Que abrigam empresas tecnológicas e as ditas tradicionais


Quanto à localização física das empresas incubadas


Incubadoras Fechadas

Incubadoras instaladas em espaço fechado, dividido em módulos para as empresas incubadas e um módulo comum que atenderá todas as empresas, constituído de recepção, secretaria, sala de reunião, instalação sanitária, copa e cozinha.

As empresas incubadas rateiam entre si as despesas de luz, água, telefone, xerox, fax, informática e despesas com pessoal administrativo e de segurança. As empresas incubadas receberão apoio complementar, constituído de crédito, treinamento para funcionários e empresários, assistência jurídica, técnica, gerencial, de comercialização e de desenvolvimento do Plano Estratégico do negócio.


Incubadoras Abertas

Incubadoras, onde as empresas incubadas não compartilham um espaço físico definido, ficam dispersas geograficamente numa área pré-estabelecida, não compartilham custos inerentes ao agrupamento físico, podendo compartilhar outros custos como uso de laboratórios, assistência técnica e jurídica. Recebem, no entanto, o mesmo tipo de assistência fornecida nas incubadoras fechadas, como treinamento, assistência jurídica, técnica, gerencial, de comercialização e de desenvolvimento do Plano Estratégico do negócio.

Principais incubadoras:

 


 

De forma simples, as incubadoras mais comuns são as incubadoras tradicionais fechadas, relacionadas ao ramo de desenvolvimento de produtos industriais. Como exemplo desse ramo, destacam-se as incubadoras do Sebrae.
Já para o ramo de Tecnologia da Informação e Telecom, as incubadoras tradicionais abertas e as tecnológicas fechadas são as mais atrativas, pois se relacionam ou ao fomento de cooperativas ou ao vínculo com o que há de topo no desenvolvimento de tecnologias.

E quais as vantagens em ser uma empresa incubada?


Além dos espaços e serviços oferecidos, a própria concepção do sistema de incubação propicia o intercâmbio de idéias e tecnologias entre empresários incubados. Aprendem a importância de compartilhar o mesmo espaço, realizar parcerias e cultivar relacionamentos interpessoais de forma efetiva. Ter um projeto incubado, significa ter um negócio com grande potencial de sucesso, que se desenvolve num ambiente propício para que se estabeleça fortalecido no mercado. A chance de sucesso de empresas instaladas em uma incubadora é grande devido ao processo de seleção dos projetos. Os melhores projetos são selecionados e os empreendedores mais aptos vêm à tona, o que amplia as possibilidades de sucesso dessas empresas. Além disso, é também uma forma interessante de se diminuir o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas que, de acordo com o Sebrae, no Brasil gira em torno dos 56% até o terceiro ano de vida das empresas.


Fonte(s):


“Incubadora Agende Guarulhos”, http://www.incubadoraguarulhos.com.br/perguntas_resp.php, 12 de abril. Página consultada em 4 de janeiro de 2012.

“Sucesso News”, http://www.sucessonews.com.br/o-que-e-uma-incubadora-de-empresas/, 30 de novembro. Página consultada em 3 de janeiro de 2012.

“GERANEGOCIO – O Portal do Pequeno Negócio”, http://www.geranegocio.com.br/html/incu/p1.html, 25 de março. Página consultada em 5 de janeiro de 2012.

“Tambotech”, <http://www.tambotech.com.br/pep/incubadoras-de-empresas/>, 11 de outubro. Página consultada em 5 de janeiro de 2012.

“eCommerceOrg”, http://www.e-commerce.org.br/incubadoras.php, 28 de março. Página consultada em 9 de janeiro de 2012.