Fábrica Verde

Introdução

A Supervisão Geral de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) promove o curso do Projeto Fábrica Verde, que viabiliza conhecimentos com relação á formação de jardinagem e cultivo no meio urbano, utilizando de ferramentas como a Permacultura Urbana¹ e a autogestão para incentivar tanto a qualificação de fornecedores de serviço, quanto futuros empreendedores no ramo de jardinagem, paisagismo sustentável e congêneres.

¹ Criação de aglomerados humanos sustentáveis, utilizando recursos locais na sua implantação com o mínimo impacto e maior aproveitamento energético e relação mais equilibrada e otimizada entre humanos e natureza.

Projeto Fábrica Verde

O curso e as oficinas do PFV proporcionam aprendizagem dinâmica, com teoria e práticas de autogestão empreendedora baseadas em princípios ecológicos e em técnicas sustentáveis aplicáveis no âmbito urbano. Inspira o processo criativo responsável - ambiental, social e economicamente - relativo a produção de serviços e produtos inovadores, tão necessário ao profissional diferenciado ante as perspectivas atuais do mercado de trabalho.

A metodologia empregada consiste de, além da organização e participação de eventos, aulas teóricas e práticas de forma a fomentar a apropriação e materialização do conhecimento adquirido com a execução de trabalhos propostos para este aprendizado e desenvolvimento baseado na demanda oferecida no contexto local e global.

Objetivo

Formar alunos competentes para exercer trabalho profissional atualizado no ramo de jardinagem, paisagismo e cultivo urbano incentivando o empreendedorismo mais sustentável.

Como atua?

Com curso de formação profissional, oficinas, organizando e participando de eventos de parceiros com afinidade a temática desenvolvida no projeto.
A partir de orientações teóricas, técnicas, dinâmicas de grupo e práticas.

Onde?

Na Cidade de São Paulo. O curso Ecologia Urbana com Ênfase em Empreendedorismo atualmente acontece em alguns CEUs da região Leste, podendo ser ampliado para outras regiões. O Projeto Fábrica Verde também está atuando como segunda fase do Programa ‘De Braços Abertos’ com formação profissionalizante.

Alguns temas desenvolvidos durante o curso de Ecologia Urbana com Ênfase em Empreendedorismo:

Empregos Verdes
Compostagem
Introdução à Permacultura
Preparo do solo
Plantio e Propagação
Empreendedorismo e Responsabilidade Ambiental
Reutilização e Ecodesign
O Jardineiro Profissional
Potenciais e utilização da terra
Vasos e Canteiros
Jardins Comestíveis e PANCs
Horta Mandala
Cultivo Vertical
Beneficiamento
Pragas e Defensivos
Podas e Plantio na Cidade
Introdução ao Paisagismo
Introdução ao Teto Verde
Captação de Recursos e Habilidades de Gestão

Duração do curso
Carga Horária de 160 horas, sendo 4 hora/dia.

Público-alvo
• Nos CEUs - maiores de 16 anos interessados em desenvolver capacidades de autogestão relacionadas à atividade empreendedora e ecologia urbana.
• Na estufa do Complexo Prates = Beneficiários atendidos pelo Programa 'De Braços Abertos'.

Inscrições nos CEUs
Pré-inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente nos CEUs onde ocorrerá o curso. Quando contatados pela equipe, por ordem de inscrição, os interessados deverão efetuar a inscrição em dia marcado.