Ata da primeira reunião do Conselho Municipal de Ciência,Tecnologia e Inovação – CMCT&I.

Aos trinta dias do mês de setembro do ano de dois mil e dez, reuniu- se o Conselho
Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I, no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo - SEESP, sita à Rua Genebra, 25 na cidade de São Paulo, nesta capital.


Reunião esta convocada pelo Presidente do Conselho, o Secretário Municipal deDesenvolvimento Econômico e do Trabalho, Profº Marcos Cintra, a qual contou com a presença dos Conselheiros:

Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque – Secretaria Mun. Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, José Alexandre Sanches - Secretaria Mun. Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Carlos Alberto Mendes de Lima – Secretaria Mun. de Educação, Lia Cristina Lotito Paravento – Secretaria Mun. de Educação, Julio Jose Maximo de Carvalho – Secretaria Munic. Saúde, Roger Nahoum – Secretaria Mun.Saúde, Afonso Luis Correa de Virgiliis – Secretaria Mun. de Infra-Estrutura Urbana e Obras, Dirce Carrega Balzan – Secretaria Mun. de Infra-Estrutura Urbana e Obras, Ivan Metran Whately – Secretaria Mun. de Transporte, Andre Castro de Souza – Secretaria Mun de Transportes, Marcos de Souza Thiago Lopes – Secretaria Mun de Serviços,Silvio Mario Ramos Marcondes – Secretaria Mun. de Serviços, Marco Aurélio Cunha –Comissão de Educação, Cultura e Esportes da CMSP, Juscelino Gadelha – Comissão deTrânsito, Transporte, Ativ. Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia CMSP, HelvioMoisés – Representando o Sr. Eliseu Gabriel – Comissão da Adm. Pública da CMSP,José Jorge Boueri Filho – Universidade de São Paulo – EACH USP, Carmem Cecília
Tadini – Universidade de São Paulo – USP, Evaldo Alves – Fundação Getúlio Vargas –FGV, Dagoberto Antonio Redoschi – Fundação Getúlio Vargas – FGV, Pierangelo
Rossetti – Federação das Ind. do Est. de São Paulo – FIESP, Ivo Lebrun – InstitutoButantã, Alexsander Zamorano Antunes- Instituto Florestal, Eric Kors Vidsiunas –
Fundação de Amparo à Pesq. do Est. São Paulo – FAPESP, Allen Habert – Sindicato dos Engenheiros do Est. São Paulo – SEESP, Antonio Octaviano – Sind.dos
Engenheiros do Est. São Paulo – SEESP, Luiz Augusto Moretti – Conselho Regional de Engª, Arquitetura e Agronomia de São Paulo – CREA, Carlos S. Saito – Sindicato Dos Engenheiros do Est. São Paulo – SEESP, Marcel Rabinovich - Sindicato DosEngenheiros do Est. São Paulo – SEESP, Celso Renato Souza - Sindicato Dos Engenheiros do Est. São Paulo – SEESP, Francisco Alvarenga Campos - Sindicato Dos Engenheiros do Est. São Paulo – SEESP e Rubens Lansac Patrão Filho - Sindicato Dos Engenheiros do Est. São Paulo – SEESP. Ausências justificadas: João Fernando Gomes de Oliveira e Fernando José Gomes Landgraf, ambos do Instituto Pesquisas Tecnológicas do Est. São Paulo- IPT, Ros Mari Zenha e Carlos Geraldo Luz de Freitas, ambos do Sindicato dos Trabalhadores emPesquisa, Ciência e Tecnologia de São Paulo – SinTPq, Percy Correa Vieira e Manoel Carlos Leme, ambos da Associação dos Pesq. Cientìficos do Est de São Paulo – ApqC,Flávio Castelli Chuery da Prodam.

Dando início a reunião, o Prof. Marcos Cintra fez a leitura da Pauta dos trabalhos, constituída dos seguintes:


I) Apresentação dos conselheiros e definição de diretrizes do Conselho.
II) Propôs nova reunião para meados de Novembro e sugeriu a criação de agenda
com datas e horários alternados permitindo a participação de todos os
conselheiros.
III)Apresentou a necessidade de um Regimento Interno e sugeriu que, para a
próxima reunião, fosse apresentada uma Minuta deste regimento para discussão
com os representantes.
IV)Sobre a importância dos Parques tecnológicos, comentou sobre a Lei de Inovação Tecnológica que já se encontra em fase de estudos e elaboração por
parte da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico da SEMDET.
Foram distribuídos entre os presentes as apostilas contendo a Legislação para análise.


Aberta a palavra ao plenário a Profª Carmem Cecília Tadini – USP falou da importância do Conselho e propôs ainda a Inovação de Serviços (de inteligência,logística, informática, transmissão de dados, etc) e a Inovação de Ciências Sociais(estudos para melhor qualidade de vida, saúde, prevenção e tratamento de doenças, etc.)

O Profº Marcos Cintra toma a palavra e descreve o trabalho realizado pela Secretaria Mun. de Governo e a Fundação Seade sobre o Mapeamento das Ciências da Vida e Biotecnologia onde foram mapeados aspectos sobre a saúde pública e privada, laboratórios, hospitais, prestações de serviços, etc. Constatou-se a falta de comunicação entre os setores envolvidos a fim de desenvolver políticas na área de saúde.

Para tanto será criado um Portal eletrônico aonde todos esses dados pesquisados serão disponibilizados para a sociedade, com interação dos agentes envolvidos. Pediu também um possível colaborador para a criação e manutenção deste Portal.

O Dr. Pierangelo Rossetti – FIESP toma a palavra, comenta sobre a importância de analisar as Leis de acordo com o nosso município, dentro de um ambiente favorável, devantagens comparativas, considerando inovação das indústrias, carga tributária e custo financeiro, incentivos fiscais para viabilização de pequenas e médias empresas.

Disponibilizou a FIESP/CIESP para pesquisas, debates e troca e informações.
O Dr. Allen Habert - SEESP fala sobre o Conselho como um marco para a cidade de São Paulo. O SEESP participa da criação dos conselhos tecnológicos no interior de SãoPaulo onde são discutidas questões sociais, ciência da tecnologia dentre outros assuntos.

Ressaltou a importância de trabalhar com uma gama de profissionais que possam articular iniciativa organizadora na área. Sugeriu sejam feitas visitas “in loco” a parques tecnológicos, institutos na área de saúde. Sugeriu também, criação de Câmaras Setoriais para temas específicos, propôs convidar presidentes de Câmaras Municipais da região Municipal de São Paulo para divulgação da constituição do CMCT&I a fim de multiplicar o trabalho. Propôs descentralização, criação de núcleos locais e criação de
um “paper” para divulgação.

Dada a palavra ao vereador Marco Aurélio da Câmara Municipal de São Paulo, falou da importância da realização de pequenos departamentos (câmaras setoriais) para discussãodas áreas de ciências viabilizando também dentro do legislativo.

O Sr. Ivan Whately da Secretaria Mun. de Transportes falou da importância de políticas de transporte e mobilidade associadas à qualidade ambiental, inovação e ciências tecnológicas.

A Sra. Lia Paraventi da Secretaria Mun. de Educação comentou sobre a carência de uma estrutura tecnológica nas escolas: informática, banda larga, softwares, sistema de infra estrutura defasado. Salientou a importância de uma atualização permanente para o corpo docente. Alertou também para a preocupação com o lixo eletrônico (micros antigos,equipamentos defasados e não reciclados). Falou da necessidade de todas as escolas oferecerem laboratórios de informática aos alunos, da necessidade de um Portal interativo para serviços.

O Sr. Carlos Alberto Mendes, da Secretaria Mun. de Educação falou da importância dos parques tecnológicos, de parceiros para desenvolver projetos de tecnologia/comunicação, capacitação de jovens, desenvolver talentos que estão na escola pública e políticas para atender desenvolvimento local.

O Sr. Carlos Saito do SEESP falou da importância das áreas de informática, TI, inclusãodigital e inclusão social.

O Dr. Júlio Carvalho da Secretaria Mun. Saúde – Apresentou a Secretaria de Saúde e sua estrutura organizacional, explicou sobre projetos que a secretaria tem desenvolvido para o profissional da área da saúde, da comunicação, eventos, etc. Lembrou da necessidade de integrar os serviços e órgãos envolvidos.

O Sr. Marcel Rabinovich do SEESP falou da necessidade de produzir conhecimento,educar os jovens para serem empreendedores, microempresários, falou também da importância de incubadoras tecnológicas e geração de renda e importância de participação das empresas privadas.

O Sr. Afonso Virgiliis – apresentou a Secretaria Mun. de Infra - Estrutura e Obras e explanou sobre o importante papel que a SIURB desempenha na cidade de São Paulo contribuindo para melhoria na qualidade de vida.

O Sr. Rubens Patrão do SEESP frisou a importância e a necessidade de se desenvolver projetos no Brasil para sucesso nos trabalhos e não somente adquirir tecnologia do exterior.

O Sr. Pierangelo Rossetti toma a palavra e salienta que as indústrias têm que produzir tudo o que a inteligência desenvolve, a indústria é geração de cultura e conhecimento e São Paulo tem que criar ambiente favorável, oferecer melhoras tecnológicas para as indústrias.

O Prof. Marcos Cintra toma a palavra e fala que a preocupação das indústrias em SP é também a nossa preocupação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e que o foco na política pública é fomentar a atividade econômica.
Solicita que para a próxima reunião na FIESP seja convidado o Prof. Carlos Américo Pacheco, para esclarecimentos e contribuições. A data da próxima reunião ainda será definida.

Foram adotadas as seguintes decisões com vistas à próxima reunião:
I) Apresentação de Minuta de Regimento Interno para discussão- A Prof.ª Carmem
(USP), o Sr. Pierangelo (FIESP) e o Sr. Allen ( SEESP) se ofereceram para
elaboração da minuta.

II) Proposta de criação de núcleos temáticos/ câmaras setoriais – colaboração do
SEESP, da Secretaria Mun. de Educação e da Comissão de Administração
Pública da Câmara Municipal.

III)Prosseguimento dos estudos da criação da Lei de Inovação e Incentivos Fiscais –
dará continuidade a SEMDET com participação da USP, FGV e o SEESP.
IV)Definição do Portal – colaboração do Sr. Marcel - SEESP e da Secretaria Mun.
Educação.

Nada mais tendo a tratar o senhor Presidente do Conselho deu por encerrada a presente reunião da qual eu, José Alexandre Sanches, secretário, lavrei a presente
Ata.
MARCOS CINTRA
Presidente do Conselho