Ata da 21ª Reunião - Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I.

 

Aos dez dias do mês de outubro do ano de dois mil e treze, às 14 horas, reuniu-se o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, nesta capital.

 

A reunião foi presidida pelo Sr. José Alexandre Sanches, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, a qual contou com a presença dos Conselheiros e/ou Suplentes:

José Alexandre Sanches – Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo - SDTE, Fernando José Gomes Landgraf - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Ros Mari Zenha – Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia de São Paulo – SINTPq, Ana Marisa Chudzinski Tavassi, Instituto Butantan, Ana Olivia de Souza, Instituto Butantan, Renato Hideo Hori, Secretaria Municipal de Transportes - SMT, Maria Paula Dallari, Universidade de São Paulo - USP, Diego Felipe Muñoz - Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo - FAPESP, Paulo Roberto Hummel – Fundação Getúlio Vargas, Dirce Carregã Balzan, Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, Uriel Duarte, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo - CREA, Allen Habert, Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.


Participantes convidados:

Miklos Hromada, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Rodrigo Loures, Conselho Superior de Inovação e Competitividade - CONIC/FIESP, Roberto Paranhos do Rio Branco, CONIC-FIESP, Robert William V. Salvador, FIESP, Juliana Souza, FIESP, Mauricio Benedetti, Universidade Presbiteriana Mackenzie, José Marques Povoa, Instituto Superior de Inovação e Tecnologia - ISITEC, Linda Bernardes, Instituto Butantan, Leni Meire R.R. Lima – Instituto Florestal, Amilcar M. Gonçalves – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, João Del Nero – Figueiredo Ferraz, Adolfo M. Melito – Fecomercio, José Luiz – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Marco Antonio de Lima – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Foram discutidos os seguintes itens na pauta:

Pauta:

1 – Apresentação do Dr. Fernando José Gomes Landgraf – Presidente do IPT, palestra sobre “Estágio Atual da Pesquisa Tecnológica no Estado de São Paulo e Perspectivas”.

2- Evento São Paulo Cidade da Inovação:
- Estrutura do Evento para apreciação dos Membros e Convidados do CMCT&I, consequência do trabalho da equipe do Workshop;
- Cadastrado junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia;
-Patrocínio;
- Autoridades e Palestrantes;
- Moderadores e Relatores;
- Vídeo;
3 – Convite para palestrar próxima reunião 10/12 – Sr. Marco Antonio Raupp - Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação / Dra. Helena Nader – Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

4 – Definição local para próxima reunião.

5 – Assuntos Gerais.
A reunião foi iniciada pelo Sr. José Alexandre, que agradeceu a presença e solicitou a colaboração de todos os presentes para auxiliarem na divulgação do evento. Em seguida introduziu o Dr. Fernando José Gomes Landgraf, Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que cumprimentou a todos e iniciou sua apresentação.
Item 1 – Apresentação Dr. Fernando José Gomes Landgraf
A apresentação teve como tema "O que a cidade de São Paulo pode fazer pela pesquisa tecnológica", levantando questões sobre o cenário nacional em Pesquisa e Desenvolvimento, trazendo dados históricos e atuais das relações entre pesquisa e setor produtivo no País, com uma série de informações para auxiliar na compreensão dos gargalos da inovação no Brasil. Finalizou considerando que São Paulo, também pode pensar em pesquisas em torno do tema ‘cidades inteligentes’ e, como sugestão, em tecnologias para a limpeza dos rios da cidade.
Ao término da apresentação o Sr. Miklos iniciou a discussão da pauta.
Item 2 - Evento São Paulo Cidade da Inovação
O Sr. Miklos agradece o empenho de todos os envolvidos no evento, e manifestou a satisfação em concretizar a realização de um seminário em tempo integral, com a parceria e patrocínio da FIESP e da Microsoft. Comunicou que o evento foi cadastrado e aprovado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e salientou a importância em estruturar o evento para 2014, visando obter o financiamento do CNPQ.
O Sr. Miklos apresentou a estrutura do evento para apreciação dos membros e participantes do CMCT&I:
1- Abertura (09:00 <> 10:30 h) mesa com as seguintes presenças:
- Fernando Haddad - Prefeito da Cidade de São Paulo;
- Geraldo Alckmin - Governador do Estado de São Paulo; (*)
- Marcos Antonio Raupp - Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação; (*)
- Eliseu Gabriel - Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo;
- Jorge Kalil – Diretor Presidente do Instituto Butantan, representando os Institutos;
- Marcos Cintra – Subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado de SP;
- Paulo Skaf – Presidente da FIESP, CIESP, SESI-SP E SENAI-SP.
- Rodrigo Rocha Laures – Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP
(*) presença a confirmar

2- Apresentação do tema “Parques Tecnológicos e Incubadoras” (10:30 <> 11:30 h).
- Claudio Rodrigues – Diretor Presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia CIETEC.
- Eduardo Cicconi - Gerente de Novos Negócios do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto e da FIPASE;
- Manuel Leonardo Neves Guimaraes – Diretor Executivo do Porto Digital do Recife;
- Marcos Cintra – Subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado de SP;
- Roberto Astor Moschetta – Diretor do Parque Tecnológico da PUC RS;
- Moderador – Carlos Eduardo Negrão - FAPESP

3- “Divulgação dos Programas e Atuação das Agências/ Fontes Financiadoras”
- Carlos Henrique de Brito Cruz – Diretor Científico – FAPESP;
- Igor Bueno – Chefe do Departamento de Fármacos e Biotecnologia – FINEP
- Júlio Themes Neto – Diretor da Agência de Desenvolvimento Paulista
- Representante do BNDES;
- Moderador – Robert Willian Velásquez Salvador – FIESP

4- “Casos de Inovação Tecnológica Bem Sucedidos” (15:10 <> 16:10 h):
– Fernando Landgraf – Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT
– Naldo Dantas – Secretário Executivo da ANPEI
– Vanderlei Bagnato – Coordenador da Agência USP de Inovação;
- Moderador – Antonio Octaviano – SEESP
5- “Gargalos Jurídicos da Inovação” em São Paulo, aspectos positivos e dificuldades (16:10 <> 16:30h)
- Maria Paula Dallari. – Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
- Moderadora – Ana Marisa Chudzinski Tavassi – Instituto Butantan
O Sr. Miklos reforçou o pedido do Sr. José Alexandre, no sentido que as instituições divulguem e incentivem a participação de seus colaboradores. Comentou que devido à indisponibilidade de recursos orçamentários, não houve possibilidade de confeccionar o vídeo, e que todos os palestrantes estão arcando com suas próprias despesas. Agradeceu aos moderadores e relatores que aceitaram e se disponibilizaram a auxiliar no evento.
O Sr. Robert agradeceu o apoio de todos, em especial ao Sr. Rodrigo Loures, Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade – CONIC/FIESP, e frisou a importância da intensificação da divulgação para a transmissão online. A Sra. Linda comentou que seria importante adotar uma estratégia para divulgar a transmissão online de modo a não interferir na participação presencial.
A Sra. Ros Mari indagou a quantidade necessária de folders para distribuição. O Sr. Miklos sugeriu que sejam 1.000 (Hum mil) folders, devido à rotatividade de público, e salientou a necessidade de submeter, anteriormente, para apreciação da Juliana - FIESP.
O Sr. Allen comentou a possibilidade de realizar contato com a FATEC sugerindo a liberação dos alunos para a participação no evento, e solicitou ao Sr. Mauricio Benedetti, em propor junto ao Instituto Mackenzie, o mesmo procedimento. Acrescentou, ainda, a importância de apresentar ao público o trabalho que o CMCT&I vem desenvolvendo ao longo dos três anos de criação, e comentou que elaborou um documento “Carta Magna”, com o objetivo de divulgar o trabalho do Conselho, e o ineditismo da iniciativa. O Sr. Miklos, irá submeter o documento para apreciação do Sr. Secretário Eliseu Gabriel, e aos Srs. Conselheiros.
A Sra. Ros Mari sugeriu que fossem enviados convites às autoridades, e principalmente aos Deputados Estaduais, visando estimular a criação de CMCT&I em outras localidades. O Sr. Rodrigo Loures, indicou para convidar os Deputados Federais Newton Lima e Sibá Machado. O Sr. Miklos informou que foram enviados os convites aos Vereadores, Secretários Municipais e Subprefeitos, e que irá providenciar os convites aos Deputados Estaduais e Federais.
O Sr. Rodrigo Loures, parabenizou a Prefeitura de São Paulo pela mobilização do evento, e comunicou que não estará presente, e será representado pelo Vice-Presidente do CONIC Roberto Aluisio Paranhos do Rio Branco. Estará em Berkeley, em um evento sobre Políticas Públicas para Inovação a nível regional, que contribuirá para desenvolver um estudo comparativo em algumas Cidades do Brasil, especificamente em São Paulo e Curitiba. Na ocasião, apresentou o CONIC que tem representação empresarial de discussão e validação de propostas de aprimoramento das políticas públicas de apoio à inovação no Estado de São Paulo. E ponderou que as iniciativas inovadoras e empreendedoras ocorram em nível de município, que São Paulo necessita de uma visão estratégica, governança, envolvendo atores locais e potencial, secundado por algumas cidades como São José dos Campos e São Carlos.
A Sra. Ana Marisa acrescentou que recentemente, esteve em Brasília em discussão sobre a Internacionalização da Inovação com a Comunidade Europeia, e ficou muito claro que antes de ser pensado em internacionalizar devemos primeiramente regionalizar as políticas públicas, e discutir o que de fato devemos fazer a nível regional.
O Sr. Allen sugeriu programar as atividades do CMCT&I para o próximo ano, devido ao término do mandato da diretoria, que ocorrerá em setembro de 2014, e citou algumas prioridades, como o evento São Paulo: Cidade da Inovação, e a aprovação do Projeto de Lei da Inovação. Na ocasião, mencionou que em 08 de dezembro ocorrerá a eleição do Conselho Participativo Municipal, onde serão eleitos 1125 conselheiros, para representar as 32 subprefeituras, e sugeriu que os Conselheiros sejam os protagonistas para o evento de 2014.
O Sr. Miklos ressaltou a importância de definir diretrizes básicas para o ano que vem, e que uma das prioridades é o Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas - VAI TEC, importante plataforma para promover Políticas Públicas na área de inovação, com a finalidade de apoiar financeiramente, até R$ 25.000,00, com parceria da Empresa Microsoft, disponibilizando gratuitamente, os softwares da marca. O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação estará envolvido na condução deste relevante projeto, para a definição de diretrizes estratégicas e na divulgação do edital do Programa VAI TEC que será lançado em 21 de dezembro.
O Sr. João Del Nero cumprimentou a todos, e se apresentou como Engenheiro Civil, ex-professor da Politécnica, e empresário na área de Projetos, e apontou a escassez de engenheiros para a Indústria Mecânica e de Construção Civil para atender as demandas futuras que o país necessitará, afirmou que é preciso estimular a formação desses profissionais, ensinando aos alunos Matemática e Física de uma maneira mais eficiente.
A Sra. Ros Mari solicitou à FIESP duas iniciativas: 1) Lei da Inovação e, 2) Um Evento com o DECOMTEC focando o eixo de Políticas Públicas com a seguinte questão de fundo: “São Paulo tem um pujante braço tecnológico, por que não consegue construir um Vale do Silício?”
O Sr. Miklos convidou o Sr. Rodrigo Loures para a próxima reunião do CMCT&I, objetivando explanar sua experiência em Berkeley, na ocasião o mesmo aceitou o convite, e será convidado, também o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Marco Antônio Raupp.
O Sr. Adolfo Melitto disponibilizou para a próxima reunião do CMCT&I que será realizada no dia 10 de dezembro, as dependências da Fecomercio.

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião, cuja ata foi lavrada por mim, Tatiana Martins Coelho, estando às presenças registradas em lista específica. São Paulo, 10 de outubro de 2013.