Ata da 18ª Reunião - Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I.

 

 

Aos nove dias do mês de abril do ano de dois mil e treze, às 14 horas, reuniu- se o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I, no Instituto Butantan, nesta capital.

A reunião foi presidida pelo Sr. José Alexandre Sanches, da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo, a qual contou com a presença dos Conselheiros: José Alexandre Sanches – Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo - SEMTE, Ros Mari Zenha do Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia de São Paulo – SINTPq, Robert William V. Salvador representando a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, Maria Paula Dallari Bucci - Universidade de São Paulo – USP, Ana Marisa Tavassi e Ana Olivia de Souza do Instituto Butantan, Uriel Duarte e Demétrio C. Lobo do Conselho Regional de Engenharia - CREA, Carlos E. Negrão - Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, Antônio Mauro Saraiva - Universidade de São Paulo – USP; Fernando José G. Landgraf – Inst. de Pesq. Tec. do ESP – IPT, Carlos Alberto M. Lima (SME),;

Convidados participantes: Hélvio N. Moisés - (CEPAM), Miklos Hromada, Cristina Braga - (SEMTE), Renato Becker (SEESP), Ilsiane Peloso, Antonio Carlos Laribia e Sergio Cerrada (SEBRAE/SP), Leni Meire Lima e Priscila Weingartner (Inst. Florestal), João A. Del Nero (FFCEP), Ronaldo da Rocha (SIMEFRE), João Luiz V. Ferrer (FAAP), Diego Felipe Munhõz (FAPESP), Linda Bernardes (Inst. Butantan), Mauricio H. Benedetti (Uni. Makenzie), José Marques Povoa (ISITEC), Fábio M. P. Lima (MCTI).

Foram discutidos os seguintes itens na pauta:
1) Apresentação do Instituto Butantan;
2) VAI TEC;
3) Workshop - Inovação Tecnológica e desenvolvimento Econômico;
4) Assuntos Gerais.

A reunião foi iniciada pelo Sr. José Alexandre, que introduziu o Prof. Dr. Jorge Kalil, diretor do Inst. Butantan e da Fund. Butantan, para falar sobre o papel do Instituto.
O Inst. Butantan foi fundado em 1901, é considerado um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável pela maioria de soros e vacinas produzidas no Brasil e graças a essa produção consegue praticamente suprir suas necessidades financeiras. O Instituto desenvolve estudos e pesquisas básicas na área de Biologia e da Biomedicina, além do trabalho de desenvolvimento nas áreas de processamento dos venenos de aracnídeos e soros antiofídicos. Detém mais de 50 patentes de soros e vacinas.
O Prof. Dr. Jorge Kalil, relatou as atuais dificuldades que enfrentam no processo de licenciamento das patentes existentes devido às Legislações Federal e Estadual.
O Sr. José Alexandre solicitou a contribuição do Sr. Miklos para dar continuidade da pauta; neste momento foram entregues: Proposta de Programação do Workshop - Inovação Tecnológica e desenvolvimento Econômico e a Minuta do Programa para a Valorização de Iniciativas Tecnológicas – VAI TEC. Este último será pauta da próxima reunião do Conselho.
Quanto ao terceiro item da pauta, Workshop, foi apresentado uma programação prévia deste evento elaborada pela SEMTE.

Fica deliberado pelo conselho que:
1- A nomenclatura adotada é “São Paulo Cidade da Inovação”, em vez de, “ Workshop”;
2- A data do evento foi definida e será no dia 24 (vinte e quatro) de outubro na FIESP das 08h30min às 16h30min, dentro da semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorrerá entre os dias 21 a 27/10;
3- Estão previstos, mas não confirmados dois espaços para a realização do evento. Um para o período da manhã e outro para o período da tarde. O conselho terá que definir na próxima reunião como o espaço será utilizado, para agendamento prévio;
4- No período da manhã - Coffee break de 30 min., na Abertura está previsto presença do Senhor Prefeito, do representante do Ministério de CTI e do Secr. Municipal de Ciência e Tecnologia da Inovação com 1 hora de duração. Em seguida está previsto a apresentação do tema “Parques Tecnológicos e Incubadoras” com 1 hora de duração.
5- Almoço com 1 hora de duração;
6- No período da tarde – Será feita a distribuição da Cartilha de Inovação, que será confeccionada pela FIESP; deverá contar com o apoio de um Comitê para a definição do conteúdo da mesma.
7- A seguir o tema a ser apresentado será a “Divulgação dos Programas e Atuação das Agências/ fontes financiadoras” com 1 hora de duração. Como segundo tema foi definido a “Identificação dos Gargalos Jurídicos na Área de Inovação” com 1 hora de duração, coffee break com 1 hora de duração.
8- Apresentação dos cases com previsão de 15 min. para cada um com 1 hora de duração;

Foi aceita a sugestão feita pelo Sr. Fernando José G. Landgraf, de serem selecionados cases de empresas localizadas em São Paulo e arredores que tenham desenvolvido projetos de sucesso em parceria com a FAPESP, IPT ou o Inst. Butantã nos últimos três anos. Os mesmos serão responsáveis pela identificação destes casos e envio das relações para este conselho, se possível em tempo para serem analisados pelo Grupo de trabalho que irá encontrar-se em 15 de abril de dois mil e treze;
Passada a palavra para discussão de assuntos gerais, a Drª. Maria Paula Dallari sugeriu (e foi aprovado) que dia 12 (doze) de junho de dois mil e treze, às 16:00 horas no Largo São Francisco, a mesma coordenará um Seminário sobre o tema Identificação dos Gargalos Jurídicos na Área da Tecnologia e Inovação e eventuais propostas para solucioná-los;a Profª Ros Mari Zenha ficou de apresentar a ultima versão do Plano de Metas da Prefeitura, na próxima reunião do Grupo de Trabalho do Workshop do CMCT&I, que ocorrerá dia 15/04 no Instituto Butantan.

A próxima reunião do Conselho será no dia 06/06 às 14 horas, em local a ser determinado.

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião, cuja ata foi lavrada por mim, Cristiane Genofre Zabatiero, estando as presenças registradas em lista específica. São Paulo, 09 de abril de 2013.