Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação se reúne para definir ações de 2017

Por Solange Borges

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT&I) realizou hoje, 30, a primeira reunião do ano na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, na região central. Presidido pelo secretário Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, o conselho, atuante há seis anos na capital, possui representação de instituições como a Universidade de São Paulo, Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e tem entre as competências identificar demandas, analisar e opinar sobre planos relacionados ao desenvolvimento da temática na capital.

O secretário, que já esteve à frente do conselho em anos anteriores e é autor do projeto de Lei 498/2012 (Política Municipal de Inovação e criação do Fundo Municipal de Fomento à Ciência, Pesquisa e Inovação), reafirmou os esforços que serão feitos para aprovação do PL. “A articulação com os representantes da Câmara Municipal no CMCT&I tem o intuito do breve andamento para que até o final do ano seja aprovada essa legislação, que irá contribuir, entre outras finalidades, com a criação de novas incubadoras e apoio ao grande número de start ups na cidade”, ressalta Eliseu.

O presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), José Alexandre Sanches, destacou as ações do órgão e o plano de implementar politicas publicas permanentes na cidade. “Já estamos com o nosso planejamento dos próximos 12 meses aprovado e com grande empenho para reavaliar o andamento do Vai Tec (Programa de Valorização de Iniciativa Tecnológica), principalmente, no que se refere a prestação de contas por parte dos proponentes de projetos contemplados”, salienta.

Os membros do conselho definiram ainda os componentes da nova comissão do Vai Tec, que está na terceira edição, e irão iniciar o debate da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, programada para outubro e realizada simultaneamente com a Semana Nacional, pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

Siga a SMTE nas redes sociais