Número de pessoas obesas no Brasil aumenta nos últimos oito anos.

Por sua vez, o consumo de frutas e hortaliças tem se tornado mais frequente

     

      O percentual de pessoas obesas aumentou em 41,6% no Brasil, nos últimos 8 anos. É o que mostra pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Os dados, divulgados hoje (15), fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Para chegar ao resultado, foram entrevistados, por telefone, 53 mil usuários de planos de saúde (cerca de 20 mil homens e 33 mil mulheres).

      Em 2008, 46,5% dos participantes apresentavam Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 25 pontos. Esse número cresceu para 53,7% quando a pesquisa foi repetida em 2017. O IMC é o principal parâmetro utilizado pela Organização Mundial da Saúde para saber se uma pessoa está com o peso correspondente à sua altura.

      Entretanto, a pesquisa também revelou a melhoria em alguns outros fatores. Por exemplo, o número de adultos que consomem refrigerantes ao menos cinco vezes por semana caiu de 26,2% para 14,7%. O hábito de comer hortaliças e frutas com frequência cresceu de 27% de 2008 para 30,5% em 2016.

      O público que pratica atividade física moderada ou intensa também sofreu alteração, passando de 37,4% em 2010 para 42,3% em 2016. Já a inatividade física e o comportamento sedentário caíram cinco pontos percentuais, de 19,2% para 14,2%.

Segurança Alimentar na capital
      A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), é o órgão responsável por implementar politicas públicas nas áreas de Abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional do município de São Paulo.

      Para isso, a Cosan é responsável por mais de 800 feiras livres, sete feiras orgânicas, 14 mercados, 17 sacolões, dois Centros de Segurança Alimentar, um Banco de Alimentos e duas Casas de Agricultura Ecológica (CAE).

      O departamento também visa garantir a toda a população, condições de acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, além de contribuir para a qualidade de vida da população, desde a produção até o consumo de alimentos.

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais