Alimentação é tema de oficina na Jornada do Patrimônio em São Paulo

 

No próximo sábado, 19/8, das 10h às 12h30, acontecerá a Oficina Alimentação, Memória e Patrimônio, dentro da programação da Jornada do Patrimônio da Prefeitura Municipal de São Paulo. A atividade busca fomentar uma reflexão sobre a diversidade alimentar, os dispositivos de memória que envolvem as práticas e saberes associados à produção e consumo alimentar, bem como os mecanismos de registro e salvaguarda da patrimônio material e imaterial frente às transformações da sociedade, do rural e urbano e do mercado.

Durante o encontro, Ana Flávia Badue, do Instituto Kairós, e Hélio Junqueira, professor e autor do livro "100 anos de feiras livres em São Paulo", vão realizar uma exposição a fim contribuir com a problematização e animação do debate. A partir das considerações, o público presente realizará a análise e discussão de imagens, documentos legais e históricos com o objetivo de levantar elementos que devem compor uma política municipal de cultura e patrimônio alimentar. A iniciativa é coordenada por André Luzzi de Campos, pesquisador e ativista.

Em sua terceira edição, a Jornada do Patrimônio apresenta o tema “Construindo Histórias”, que propõe um diálogo entre memória e identidade, cuja leitura nos torna capazes de projetar o futuro. Outros países já ao redor do mundo disponibilizam projetos semelhantes.

Também faz parte da programação do evento palestras e diversas atrações. Entre elas, excursões por prédios e casas paulistanas históricas, com monitores especializados que comentam sobre curiosidades e pontos importantes dos locais, que muitas vezes passam despercebidos pelo caos urbano. Confira a programação completa no site oficial da Jornada do Patrimônio.


Serviço

Oficina Alimentação, Memória e Patrimônio
Data: 19 de agosto
Local:
Espaço Gourmet, Mercado Municipal Paulistano
Horário: 10h às 12h30
Endereço: Rua da Cantareira, 216 - Centro
Outras informações pelo telefone (11) 99987 1550
Não é necessário realizar inscrições prévias

Siga a SMTE nas redes sociais