Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural discute estratégias para o desenvolvimento rural da cidade

 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que conta com membros da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), realizou reunião hoje, 1º de agosto, para discutir estratégias para impulsionar e concretizar o desenvolvimento rural na cidade de São Paulo. Um dos pontos abordados foi a articulação que está sendo realizada em torno do Fundo Especial de Meio Ambiente (FEMA), da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), que prevê o lançamento de editais para a concretização de projetos e abre possibilidades do CMDRSS apresentar demandas voltadas ao desenvolvimento rural, agroecologia, agricultura urbana, etc.

Os editais do FEMA podem ser uma estratégia complementar ao Projeto “Ligue os Pontos”, da Bloomberg Philanthropies, com o qual a Prefeitura de São Paulo foi premiada. O conselho avalia que poderiam ser inseridos a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para agricultores urbanos da zona sul e projeto de logística para a mesma região; suinocultores e produtores rurais da zona norte; já para a zona leste a continuidade do trabalho de ATER e certificação; e um projeto mais global que pudesse abarcar as Escolas Estufas, que estão presentes no âmbito das 32 Prefeituras Regionais.

Os conselheiros ainda debateram o 1º Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário apresentando ações e metas em três eixos (1. Agricultura e Ecoturismo, 2. Conservação e Recuperação Ambiental e 3. Infraestrutura, Arranjos Institucionais e Fomento) que, incialmente, contemplam o desenvolvimento do plano, que prevê ações de longo prazo. O material apresentado irá passar por avaliações e contribuições dos conselheiros e aprovação das secretarias municipais envolvidas e também por consulta pública para ser lançado.

Siga a SMTE nas redes sociais