Maracatu Bloco de Pedra se apresenta gratuitamente no Mercadão

Por: Damaris Rodrigues

No dia 23 de março, quinta-feira, o “Maracatu Bloco de Pedra” fará show gratuito no Mercado Municipal Paulistano, a partir das 13h. O cortejo desfilará pelo Mercadão apresentando seu repertório de músicas tradicionais, por meio da percussão, canto, movimentos coreografados de dança, levando ao público uma experiência performática e cativante.

O grupo, criado em 2005, é formado por alunos do projeto “Calo na Mão”, que desde 2001 realiza atividades socioculturais como o resgate da cultura popular, da tradição oral, de diversos folguedos e costumes nacionais.

O maracatu é uma manifestação da cultura popular brasileira de origem africana, típica da região de Pernambuco e praticada há mais de 200 anos nos carnavais de Recife. Costuma ser formado por uma banda com instrumentos de percussão que acompanha um cortejo de dançarinos. Esse gênero de dança está associado aos reis do congo e representações de personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha), sendo reflexo da luta do povo negro por seu espaço de expressão social e cultural.

A ação é organizada pelo Sesc Carmo em parceria com a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE).

Serviço
Maracatu Bloco de Pedra no Mercadão

Data: 23 de março
Horário: a partir das 13h
Local: Rua da Cantareira, 306 (Mercadão)
Apresentação Gratuita

Siga a SMTE nas redes sociais