Prefeitura de São Paulo apresenta Feira de Orgânicos na Mooca

Instalada na Rua dos Trilhos, esquina com a Rua Bresser, a feira acontece todas as sextas, das 7h às 13h. Além de frutas, verduras e legumes, variedade de produtos incluem pães caseiros (com e sem glúten), congelados, castanhas, mel, açúcar, roupas, produtos de limpeza e cosméticos.

Por: Viviane Claudino

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Prefeitura de São Paulo, apresenta mais um endereço fixo na cidade para a comercialização exclusiva de produtos orgânicos. A Feira de Orgânicos na Mooca, instalada na Rua dos Trilhos, esquina com a Rua Bresser, acontece todas as sextas-feiras, das 7h às 13h.

Além da variedade de frutas, verduras e legumes, os feirantes também oferecem ao público pães caseiros (com ou sem glúten), bolos, mel, açúcar mascavo, molhos, pizzas, energéticos e processados industrializados. Com a produção de alimentos orgânicos ganhando cada vez mais visibilidade, a iniciativa visa garantir o acesso à alimentação mais saudável e adequada para todos.

Para o feirante Virgílio Eudes Ramos, que trabalha desde 2008 com a venda de chocolate, cacau em pó, guaraná, azeite, castanhas e diversos outros produtos, o mercado para a venda de orgânicos só tende a crescer. “No começo, tínhamos mais dificuldades, mas agora muitos agricultores já estão pensando nesta produção porque as pessoas estão cada vez mais conscientes do consumo. O público com esse perfil está crescendo e a abertura de novos pontos para a comercialização, sem dúvida, é um avanço”.

“Acho fundamental termos mais opções para a compra de produtos orgânicos e sem agrotóxicos, isso facilita a nossa mudança de hábito, por uma alimentação mais saudável”, disse a moradora da Mooca, Sônia Sampaio. “Eu também acho ótima essa oportunidade de encontrar produtos orgânicos e frescos pertinho de casa”, completa Pasqualina Parente, que mora na região há 40 anos.

Na nova feira também é possível encontrar produtos de limpeza, roupas de algodão e cosméticos com certificação orgânica, não testados em animais. “A vantagem é que todos os produtos são hipoalergênicos, sem derivados de petróleo e com insumos orgânicos rastreados. Isso significa que através do código de barras é possível conhecer todos os detalhes da produção”, avalia o comerciante Vilson Sassaki, que trabalha com a comercialização de cosméticos orgânicos há cinco anos.

A feira também oferece uma barraca de tapioca e a crepioca orgânica com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). “As plantas não convencionais são muito nutritivas e saudáveis. Antigamente, eram muito utilizadas, caiu em desuso e hoje o consumo está voltando com grande força. Está havendo um resgate desses produtos naturais e todos só têm a ganhar com isso”, afirma a feirante Simone Regina Tunes, que prepara o “crepe” com ovo, farinha de tapioca, ora-pro-nobis e linhaça.

Os feirantes da Rua dos Trilhos também comercializam seus produtos na Feira do Modelódromo (Ibirapuera), Parque Villa Lobos, Parque Ceret (Tatuapé) e Parque da Água Branca.

Siga a SDTE nas redes sociais