No Dia Mundial da Saúde, 7, Mercadão receberá ações de prevenção

Por: Viviane Claudino

Mercado Municipal Paulistano receberá na próxima quinta-feira, 7, a Ação Prevenir é Viver com Qualidade. O público que passar pelo Mercadão, das 10h às 16h, poderá verificar a pressão arterial, fazer teste de glicemia capilar e participar do treinamento de socorro em caso de parada cardíaca.

A iniciativa é uma parceria entre a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreededorismo (SDTE) e o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que tem entre os objetivos ensinar o público a fazer corretamente a técnica de compressão torácica, considerada a principal ação de reversão da parada cardíaca.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Conselho Nacional de Ressuscitação, as doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior índice de mortes no mundo. No Brasil, 160 mil pessoas morrem anualmente vitimadas por parada cardiorrespiratória.

As atividades gratuitas de prevenção serão realizadas no Dia Mundial da Saúde, por profissionais da saúde e instrutores do Centro de Treinamento em Emergência da Escola de Saúde CEJAM. A ação será nas dependências da enfermaria e próximo ao portão 19 do Mercadão.

Siga a SDTE nas redes