Agriculturas Paulistanas é lançado em Parelheiros

Programa Intersecretarial tem entre os objetivos fortalecer a atividade produtiva e a agricultura familiar na região, além de promover o desenvolvimento local com geração e trabalho e renda

Por: Viviane Claudino

A Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo lançou na quarta-feira, 2, o Programa Agriculturas Paulistanas, em Parelheiros. O objetivo é fortalecer a atividade produtiva e a agricultura familiar na região e iniciar ações pela implementação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – em cumprimento ao Plano Diretor Estratégico (PDE).

O programa é desenvolvido em parceria com as secretarias do Verde e Meio Ambiente (SVMA), de Serviços (SES), de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e de Coordenação de Subprefeituras (SMSP) e inclui ações pelo incentivo a usos sustentáveis e à agricultura orgânica, preservação dos ecossistemas naturais, contenção da expansão urbana, programa de fortalecimento de compras institucionais e acesso a crédito e comercialização.

"Com a aprovação do Plano Diretor, a transformação desta região em zona rural e a criação do cinturão verde é fundamental apoiar e fortalecer as politicas públicas. Esse é um momento muito especial para nós, porque estamos lançando um programa integrado e articulado entre várias secretarias para atender o que era uma reivindicação importante dos agricultores”, disse o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique. “Essa ação só vem fortalecer a preservação de ecossistemas, agricultura familiar, a produção de orgânicos na cidade de São Paulo. Vamos valorizar nossos produtores estão fazendo essa transformação, para termos em casa mais qualidade de vida e a garantia de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos".

De 448 km² de área do município de São Paulo, cerca de 30% equivale à zona rural, com cerca de 30.000 habitantes. Atualmente, 60% dos produtores têm a agricultura como única fonte de renda.

Os produtores agrícolas poderão contar com o apoio do Departamento de Agricultura, da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), para realizar serviços cadastrais junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Esta atividade será realizada na Sala de Cidadania, localizada na Subprefeitura de Parelheiros, inaugurada no lançamento, que terá como principal atividade o levantamento de dados para a regularização fundiária dos territórios dos agricultores – que atualmente tem dificuldade de acessar programas de incentivo à agricultura, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por exemplo, se não tiverem a documentação regulamentada.

No lançamento do programa, foi entregue aos produtores rurais a Patrulha Agrícola Mecanizada, que permitirá o transporte de insumo para projetos estratégicos e reduzirá o trabalho envolvido em operações como plantio de mudas e reflorestamento de áreas de proteção ambiental.
Estiveram presentes no evento os secretários de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, de Assuntos de Turismo, Salvador Zimbaldi Filho, o presidente da Amlurb, Ricardo Brandão (representando o secretário de Serviços, Simão Pedro), o subprefeito de Parelheiros, Nilton Aparecido e o superintendente regional do Incra em São Paulo, Wellington Diniz Monteiro.
 

 

Siga a SDTE nas redes