Lançado livro “100 anos de feiras livres na cidade de São Paulo”

A obra que resgata o valor das feiras livres paulistanas, ao decorrer das décadas, retrata o cenário socioeconômico proveniente deste setor

Por Bruna Eleís 

Com apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) e em parceria com a Inova Gestão de Serviços Urbanos, foi lançado nesta terça-feira, 1º de dezembro, no Mercado Municipal Paulistano, o livro “100 anos de feiras livres na cidade de São Paulo”.

A obra resgata a história do centenário das feiras livres formais na cidade paulistana e retrata a importância sociocultural dos eventos, ao destacar a cultura popular, vocabulários, marcas e expressões que foram incorporadas no contexto social no decorrer dos anos.

O livro também explora os aspectos econômicos de produção, abastecimentos e custos. “É um setor econômico que movimenta aproximadamente 60 mil pessoas que dependem, direta ou indiretamente, deste importante comércio”, disse o secretário Artur Henrique. “Estamos em fase de modernização das feiras, no qual buscamos melhorar a qualidade de vida dos feirantes e cidadãos que procuram as feiras”, completou o secretário ao destacar que as feiras são um patrimônio histórico e cultural para cidade.

O engenheiro agrônomo Hélio Junqueira e a economista Márcia Peetz, autores do livro, explicam que o objetivo da publicação é valorizar e homenagear as feiras livres e os feirantes, além de mostrar curiosidades sobre esse cenário. “O livro reconhece e atribui o valor desses profissionais, que recuperam a vitalidade da natureza para o meio urbano. Por todo o valor histórico dessa atividade, apostamos na continuidade do futuro das feiras e apresentamos pontos que levam o leitor a compreender esse pensamento”, afirma Junqueira.

O livro estará disponível para venda em janeiro de 2016, nas principais livrarias da cidade.
 

Siga a SDTE nas redes