“Lokos da Quadrinha” vence Torneio de Futsal da Vila Califórnia

Time do bairro vence torneio invicto e se consagra como primeiro vencedor do torneio, que ocorreu pela primeira vez em 2016

Sem perder nenhum jogo, o time “Lokos da Quadrinha” venceu o Primeiro Torneio de Futsal da Vila Califórnia, neste sábado (4). Os jogos ocorreram na quadra da Praça José Domingos de Morais, no centro do bairro. A equipe foi sagrada campeã após derrotar o “Na Humilde Samba Rock”, convidados da Vila Alpina. O terceiro colocado foi o “Municípios” e em quarto, o “Veneza”.

A iniciativa de criar o campeonato partiu do Grupo Amigos da Praça Dominguinhos, formado por moradores do bairro. “De alguns anos para cá, vemos que nossas praças e parques estão sendo mal aproveitadas pelos jovens. A ideia de criar esse torneio foi colocar os garotos na quadra e ensinar que esse espaço também é deles e que eles devem ajudar a preserva-lo”, disse um dos organizadores do evento.

Para incentivar o uso do espaço por todos, o torneio começou no dia 15 de maio, com um jogo amistoso de futsal feminino entre os times “World Ball”, da Vila Califórnia, e as “Vitoriosas”. Após mostrar muita dedicação, as garotas já pediram um evento só para elas. “Foi muito importante ter uma partida com garotas. Elas se dedicaram muito e já estamos programando um calendário com um torneio feminino”, completou o membro do Grupo de Amigos da Praça Dominguinhos.

Como a ideia era de conscientizar os jovens, no segundo final de semana, o Conselho Regional de Psicologia foi até a praça e conversou com os jovens participantes, explicando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Durante a roda de conversa, foram abordados os temas trabalho infantil, violência contra menores de idade e também direitos e deveres de cada cidadão.

Todo o esforço dos organizadores resultou em um torneio que levou muitas crianças ao parque e, junto delas, mães, pais e outros familiares, além de vizinhos e muitos curiosos. As expectativas, segundo os organizadores, foram atingidas. “Com a festa que tivemos no final, só nos restou ficar muito contentes. Os times comemoraram, as crianças entenderam que devem cuidar do espaço, tanto que praticamente não existe mais sujeira no local e todos terminaram o torneio querendo mais”, concluiu.