Rua Pinheiro Guimarães tem o primeiro parklet da região

Plataforma de convivência urbano é instalada em via pública, no lugar de vaga de estacionamento

A Prefeitura de São Paulo regulamentou a implantação de parklets ao longo de toda a cidade, em 2014. Passado os processos de estudos e licitação, a Subprefeitura Vila Prudente inaugurou, na Rua Pinheiro Guimarães, 350, o primeiro da região Vila Prudente/São Lucas, que fica aberto ao público sete dias por semana, 24 horas por dia. A plataforma funciona como um espaço de convivência urbano, instalado sobre vagas de estacionamento.

Os parklets são plataformas que podem ser equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, sempre com a função de recreação ou de manifestações artísticas.

Trata-se de uma iniciativa que permite e estimula o uso do espaço público de forma democrática, permitindo que os próprios cidadãos construam seus locais de convívio, melhorando a paisagem urbana e transformando espaços em lugares mais arborizados, com mais equipamentos e mobiliários urbanos, beneficiando ainda um número maior de usuários.