Moradores de Vila Prudente e São Lucas debatem sobre o programa ruas abertas

Região tem três vias apontadas para serem abertas para ciclistas e pedestres na região

A Subprefeitura Vila Prudente recebeu, neste sábado (26), cerca de 20 moradores da região de Vila Prudente e São Lucas em audiência pública para debate do “Ruas Abertas”. Os cidadãos puderam opinar, apresentar sugestões e fazer críticas sobre a implementação do programa em vias dos bairros. Em votação, os moradores não aprovaram a avenida Jacinto Menezes Palhares ou a rua Aracati Mirim para abertura para ciclistas e pedestres aos domingos e feriados, das 10 às 17 horas.

Os participantes sugeriram a Rua Pinheiro Guimarães, que venceu por um voto. Por isso, será feita nova audiência, convocando também os moradores desta via. Na próxima reunião, os cidadãos também decidirão quais ruas serão alvos do programa, que pretende ampliar os espaços de lazer e promover ocupação do espaço público. Por enquanto, as escolhidas para votação são as ruas Aracati Mirim, Pinheiro Guimarães e avenida Jacinto Menezes Palhares. A data ainda será escolhida pela Subprefeitura e comunicada aos moradores dos dois distritos.

A medida ainda será debatida, as sugestões sistematizadas e analisadas por técnicos do município. No encontro, além das ações que estão sendo planejadas, foram apresentadas as medidas que servirão para mitigar possíveis efeitos no trânsito da região, com rotas alternativas ou ainda, no acesso de moradores e também, de pacientes de hospitais, que terão acesso garantido.

“As audiências servem, sobretudo, para fazer mudanças e retificações. Aqui, por exemplo, tivemos muitas sugestões e é preciso tentar resolver essas questões colocadas. Isso não serve só para ouvir as pessoas e depois não fazer nada. É ouvir as pessoas e realmente buscar soluções para as questões levantadas”, afirmou o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Luiz Antônio de Medeiros.

O programa “Rua Aberta” tem o objetivo de abrir para pedestres e ciclistas ruas e avenidas de grande relevância no perímetro de 1 a 3 quilômetros, aos domingos e feriados, das 10h às 17h. Com o impedimento do trânsito de veículos motorizados, a intenção é que as vias recebam atividades artísticas, esportivas, gastronômicas e culturais gratuitas.