CEU Sapopemba traz discussão sobre o negro nas Histórias em Quadrinhos

Nobu, um dos maiores pesquisadores do ramo, conversa com professores das EMEFs Tatiana Belinky e Olival Costa

O núcleo de Cultura do CEU Sapopemba reunirá os professores da EMEF Tatiana Belinky e Olival Costa para um encontro de formação. O evento acontecerá no dia 25 de agosto, das 12h às 14h, e contará com a presença de Nobuyoshi Chinen, autor das obras Linguagem HQ – Conceitos Básicos, Linguagem Mangá – Conceitos Básicos e Os Rios e as Cidades.

Neste encontro, o autor tratará da imagem do negro no humor gráfico brasileiro do século XIX até meados do século XX. Este foi o período em que a representação de personagens negros nas publicações deste tipo foi marcada pelo uso de um quadro visual em que predominavam estereótipos. Nobu, como também é conhecido, demonstrará que ainda hoje há resquícios de clichês, apesar da mudança significativa de discurso com o negro assumindo o protagonismo da narrativa.

A proposta deste encontro de formação nasceu a partir do contato do coordenador de ação cultural do CEU Sapopemba com o autor e Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP. A iniciativa tem como base constituir o CEU em um pólo de inovação de experiências educacionais e influenciar de maneira integral o desenvolvimento das crianças e jovens.

O Autor

Nobuyoshi Chinen é professor universitário e pesquisador. Ele foi um dos coordenadores das Terceiras Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, evento promovido pela USP, que tem como objetivo a discussão das Histórias em Quadrinhos no campo acadêmico.