Inscrições abertas para o Conselho Gestor de cinco parques municipais

São cinco parques da região sul, sendo eles, Burle Marx, Eucaliptos, Linear Nove de Julho, Linear Invernada e Linear Parelheiros.

Do dia 6 de junho até o dia 29 de julho, ficam abertas as inscrições para candidaturas dos Conselhos Gestores dos parques Burle Marx, Eucaliptos, Linear Nove de Julho, Linear Invernada e Linear Parelheiros, administrados pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. As inscrições podem ser realizadas em qualquer dia da semana, na administração dos parques, no horário de funcionamento dos equipamentos.

Para se candidatar à vaga no Conselho é necessário ser maior de 18 anos e residir (a) no município de São Paulo. As inscrições só poderão ser efetuadas mediante apresentação de comprovante de residência, RG, CPF e foto 3x4 recente. Além disso, o candidato deve apresentar uma carta de intenção.

O Parque Eucaliptos pode receber candidatos que trabalham ou moram nas Subprefeituras de Campo Limbo e Butantã. Nos demais, as candidaturas e votações só podem ser feitas por moradores ou trabalhadores das Subprefeituras onde estão inseridos os equipamentos municipais.

Para votar é necessário ter mais de 16 anos e residir na capital paulista. É indispensável apresentar um documento original com foto e comprovante de residência. As eleições acontecem no mês de agosto, no dia 23.

Os Conselhos são formados por, no mínimo, oito (8) membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo eles representantes das categorias ‘sociedade civil’, ‘trabalhadores do parque’ e ‘entidades’. As votações ocorrem a cada dois anos e a atuação dos Conselhos Gestores de Parque Municipais está prevista na Lei Nº 15.910 de 27 de novembro de 2013.

Para que serve um Conselho Gestor de Parque Municipal?
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003, com o fim de garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização dos parques. Com enfoque nas questões socioambientais, os conselhos vêm para fomentar a participação dos munícipes e a integração da comunidade dentro dos parques. Isso culmina na elaboração de planos de desenvolvimento sustentável em âmbito municipal. Abaixo, você confere a localização de cada parque:

Parque Burle Marx
Subprefeitura: Campo Limpo

Parque Eucaliptos
Subprefeituras: Campo Limpo e Butantã

Parque Linear Nove de Julho
Subprefeitura: Capela do Socorro

Parque Linear Invernada
Subprefeitura: Santo Amaro

Parque Linear Parelheiros
Subprefeitura: Parelheiros