Parque Ecológico de Vila Prudente recebe WiFi Livre

Secretaria de Serviços inicia operação na região e totaliza 11 pontos de internet gratuita na Zona Leste

A Vila Prudente recebeu o primeiro ponto de WiFi livre da Prefeitura na quinta-feira (25), no Parque Profa. Lydia Natalizio Diogo. Na Zona Leste já são 11 praças em funcionamento, 8 em implantação e 17 em projeto. Em toda a cidade são 56 praças ativas e até o final do ano serão 120.

O projeto WiFi Livre oferece à população internet de qualidade em 120 espaços da capital. A velocidade é de 512 kbits/s efetivos e estáveis por usuário para download e upload. Para acessar basta ter um dispositivo compatível com a tecnologia WiFi (tablets, celulares, notebooks, etc) e homologado pela Anatel.

Nenhum dado é coletado durante a navegação, exceto aqueles relacionados à qualidade na internet quer serão aferida por meio do Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (SIMET) em parceria da Secretaria de Serviços com a NIC.BR. A Universidade Federal do ABC também participará da avaliação da qualidade do sinal WiFi por meio de pesquisas sociológicas (com os munícipes que utilizam o WiFi) e medições técnicas.

Todos os 96 distritos da cidade serão contemplados com ao menos 1 praça dentro de sua localidade. A região central possui um número maior de locais beneficiados em razão do grande número de locais emblemáticos presentes e do fluxo diário de pessoas que circulam no centro todos os dias. São 120 praças no total.

Para melhor delinear o projeto, foram considerados limites de cobertura diferentes para cada local. Os parques e praças possuem condições geográfica que podem afetar a qualidade de serviço ou áreas que não estão em uso. Os parques são cobertos em 50% de sua área e as praças em 70%.

De acordo com o edital, a disponibilidade do serviço no mês deve ser de 96%. O sinal WiFi é oferecido 7 dias por semana, 30 dias no mês, totalizando 720 horas mensais, isso permite que o serviço fique offline 28 horas por mês. Este tempo é usado para manutenção da rede e outros serviços necessários. Lembramos que quando a conexão não está satisfatória, considera-se este período de oscilações dentro destas 28 horas em que o serviço pode ficar indisponível.