Parque Ecológico de Vila Prudente comemora aniversário com atrações especiais

Parque, que pertence a Secretaria do Verde completa cinco anos com o nome atual

Desde o dia 04 de dezembro, o Parque Lydia Natalizio Diogo, conhecido como Parque Ecológico de Vila Prudente, está com programação especial de aniversário de 6 anos de abertura do Parque. São atrações para todas as idades e gostos, gratuitas, que complementam a ida ao Parque para um momento de lazer, descanso e também de atividades físicas e lúdicas, em contato com a natureza.

Confira as próximas atrações no Parque:

-Dia 12, das 9h às 12h, a Sociedade Amigos de Vila Alpina – SAVALP, estará promovendo partidas de xadrez com o prof. Airton. Às 11h, será a vez de o chef Renato Chiantelli, do Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente, apresentar um prato especial com o “Papo de Cozinha no Parque”.

-Dia 18, às 14 h, teremos no parque o "Frente a frente com as orquídeas", uma aula de reconhecimento dessa belíssima espécime do reino vegetal, com o biólogo Giuseppe Antonio Cappo Fernandes.

-Dia 19, às 10h30, o Coral da Terceira Idade, Os Rouxinóis, também do Círculo de Vila Prudente, fará apresentação, e em seguida, acontece a chegada do Papai Noel, vivido pelo professor de Geografia, Cleber Alex Garofolo, prevista para as 11h.

Segundo a administradora do Parque, Marianna Bretas Araujo, outras atrações estão previstas, além das atividades usuais. “Estamos num momento novo de gestão do Parque, trazendo diversas atrações culturais e atividades variadas. Esperamos que as pessoas gostem”, convida.

Sobre o Parque

O Parque Ecológico de Vila Prudente, administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, foi criado por lei em 5 de julho de 1996 e recebeu a denominação de Parque Profa. Lydia Natalízio Diogo por decreto em 27 de dezembro de 2004, o que lhe confere seis anos de atividade ininterrupta desde a abertura oficial. Sua área de 60.000 m2 é constituída por uma vegetação nativa e exótica e é utilizada especialmente para atividades de esporte e lazer. Possui pista de caminhada e corrida, aparelhos de ginástica e playground.

Interessante ressaltar que a área utilizada hoje pelo parque era constituída de terrenos mais elevados da várzea do Córrego da Mooca, afluente do Rio Tamanduateí, e já cumpria sua vocação: um morro utilizado pelos moradores locais para lazer, que perdeu essa característica lúdica com o processo de desindustrialização que descaracterizou a região. A criação e instalação do Parque, portanto, na passagem do século XX para o XXI, retoma esse uso e a memória desse espaço.