PIMA – Subprefeitura Vila Mariana já realizou a poda e remoção de quase 1.500 árvores

Foram mapeadas quatro áreas nos três distritos onde há necessidade de uma manejo mais intenso para reduzir o risco de quedas durante o período de chuvas

 Subprefeitura Vila Mariana já realizou a poda e remoção de quase 1.500 árvores nos distritos Vila Mariana, Saúde e Moema. A ação faz parte do PIMA – Plano Intensivo de Manejo Arbóreo, lançado pela Prefeitura de São Paulo em agosto que tem como objetivo otimizar ações como podas, remoções e plantio de árvores para reduzir o risco de quedas de espécies nas vias da cidade durante o período de chuvas.

As ações estão sendo realizadas em regiões consideradas críticas, onde ocorrem mais quedas de acordo com um levantamento realizado pela administração. Em Vila Mariana foram mapeadas nove áreas nos três distritos onde há necessidade de uma manejo mais intenso de poda e remoções de árvores, sendo que quatro delas já estão em fase final dos serviços.

O plano teve início no dia 1º de setembro e também pretende agilizar o atendimento de demandas da população paulistana feitas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), diminuindo o tempo de resposta às reclamações.
Além de Vila Mariana, as ações do PIMA estão focadas em outras sete Subprefeituras: Sé, Pinheiros, Butantã, Santo Amaro, Ipiranga, Lapa e Mooca, que juntas têm 42% das árvores do viário paulistano, mas respondem por 62% das quedas registradas no últimos dois anos. As oito subprefeituras também correspondem a 44% das demandas do SAC.

As vistorias técnicas para podas e eventuais remoções a cargo do PIMA estão sendo avaliadas por engenheiros agrônomos prioritariamente nos logradouros com maior incidência de queda de árvores, com o maior índice de reclamações ou em vias principais.

O planejamento do trabalho conta com o apoio das secretarias municipais de Governo, Coordenação das Subprefeituras, do Verde e do Meio Ambiente, de Serviços, de Transportes e de Comunicação, além das próprias subprefeituras e da AES Eletropaulo. A previsão de vigência é até 15 de dezembro.