Subprefeitura Vila Mariana faz remoção de árvore na Av. 23 de Maio

Serviço contou com o trabalho de 35 funcionários e levou duas horas para desobstruir completamente a via

Na manhã de segunda, por volta das 8h30, a Subprefeitura Vila Mariana foi acionada para avaliar e providenciar a retirada de uma árvore que havia caído na pista da avenida 23 de Maio. Foram deslocados 35 funcionários da equipe de podas e remoções, que trabalharam com a ajuda do Corpo de Bombeiros e liberaram completamente a via às 10h30.

Após avaliação do engenheiro agrônomo, foi constatado que o exemplar, da espécie fícus elástica, estava com a parte interna do tronco deteriorada, o que ocasionou a quebra da sua base, devido ao peso e idade. Vale ressaltar que essa árvore passou por serviços de poda e equilíbrio há nove meses e não apresentava risco de queda iminente.

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras informa que 13 equipes novas foram contratadas no âmbito do Plano Intensivo de Manejo Arbóreo (PIMA), instituído em agosto de 2015 com foco no período de chuvas. A ação tem como objetivo fazer o manejo arbóreo correto e prevenir situações de risco ao munícipe.

As equipes reforçam serviços de poda e remoção em oito subprefeituras onde o problema de queda de árvores é mais sensível (Sé, Pinheiros, Vila Mariana, Santo Amaro, Ipiranga, Butantã, Lapa e Mooca). Esses locais respondem juntos por 62% das quedas registradas nos últimos dois anos e 44% das demandas de SAC.

O tipo de manejo para cada caso é determinado por orientação da equipe de engenheiros que atuam nas subprefeituras. As principais razões para remoção são árvores com inclinação excessiva, oco muito grande, fungos e madeira seca.