A limpeza das galerias de águas pluviais é intensificada na região

O equipamento moderno produz alta pressão de água para desobstruir a tubulação

Durante o verão a manutenção da drenagem na cidade é intensificada para melhorar o escoamento das fortes e constantes chuvas e também para prevenir e minimizar os alagamentos, por isso a subprefeitura Vila Mariana tem realizado todas as noites a limpeza de bueiros, galerias e tubulações nos pontos onde as inundações são mais comuns nos distritos de Moema, Vila Mariana e Saúde.

A equipe de supervisão técnica de limpeza está utilizando uma máquina moderna que agrega tecnologia e sustentabilidade. O caminhão de hidrojato é um equipamento que tem duas funções principais. Uma delas é remover a sujeira das tubulações pela aplicação de jato de água de alta pressão, de 100 a 1000 kgf/cm², por uma mangueira de 60 metros que penetra automaticamente na galeria pluvial e volta trazendo toda a lama e sujeira, depois os resíduos são aspirados para um reservatório. A água é separada dos detritos e está pronta para ser reutilizada, isso significa a economia de 80 mil litros de água.

Os principais pontos desobstruídos foram as bocas de lobo da praça Rodrigues de Abreu, Paraíso, rua Correia Dias e Cubatão, praça Juca Mulato onde está o Tribunal de Contas do Município, rua Domingos de Morais e Francisco Cruz, rua Vergueiro com avenida Drº Ricardo Jafet e a medida que as tubulações ficam limpas a equipe avança para outros lugares programados.

O que tem sido mais encontrado nos dutos são detritos como lama, areia, sujeira e outros resíduos sólidos provenientes de produtos de consumo, como latas de alumínio e garrafas pet.

Veja abaixo foto antes e depois do ramal situado na praça Rodrigues de Abreu no bairro do Paraíso.