Ata da 15ª Reunião Ordinária do Conselho Participativo da Subprefeitura Vila Mariana

Reunião realizada dia 3 de março de 2015

Aos 3 (três) dias do mês de março de dois mil e quinze, nesta cidade de São Paulo às 18h30min, no auditório da Subprefeitura de Vila Mariana situada na Rua José de Magalhães nº 500, foi aberta a reunião do Conselho Participativo da Subprefeitura de Vila Mariana pelo Coordenador Sr. José Roosevelt Junior, agradecendo a presença de todos, dando início aos trabalhos colocou a ATA da reunião ordinária do dia 3 (três) de fevereiro para ser apreciada pelos presentes a qual foi aprovada em votação pela maioria.

Em seguida passou a palavra para o interlocutor e chefe de gabinete da Subprefeitura de Vila Mariana Sr. Renato Galindo Jardim que explanou sobre Audiência da Câmara nas Subprefeitura e explanou sobre o Projeto “Prefeitura mais próxima de você” coordenado pela Vice-prefeita Nádia Campeão previsto para final de abril.

Após a pronuncia do interlocutor o Sr. Coordenador explicou a todos a necessidade de organizar os grupos de trabalho para o ano de 2015, foi proposto que os grupos se agrupassem em temas, um de desenvolvimento urbano, outro de desenvolvimento social e um terceiro orçamentário.

Ddepois de ter sido aprovada pela maioria presente, o Sr. Coordenador sugeriu os locais e itinerários de visita do Sr. Subprefeito João Carlos da Silva Martina aos locais: Complexo Bandeirante e Av. Iraí esquina com Alameda dos Maracatins, Av. Bandeirantes esquina com 23 de maio, viaduto Saiowá, ZEPEC próximo ao DETRAN.

Em seguida, a conselheira Maria de Fátima Costa Prudente apresenta o resumo do Projeto de Respeito e Valorização da Vida do Animal Doméstico, aprovado por todo o conselho e sugerido de levar aos Coordenadores dos C.P.M.s para apoio de todos antes de levar ao Sr. Prefeito Fernando Haddad, também se pronuncia contra o aluguel de cães para tomar conta dos cemitérios de São Paulo, o que foi aceito por todos os outros conselheiros, resolvendo oficiar um documento para o Sr. Prefeito Fernando Haddad, mostrando os perigos para os humanos, apontando que outras cidades já tornaram essa prática ilegal por seu desrespeito aos animais e pedindo outras soluções. Também foi falado sobre o PL de transporte de animais domésticos nos coletivos urbanos da qual a conselheira foi contra por achar que beneficiará unicamente uma parcela muito pequena dos animais domésticos, os de pequeno porte, e dificultará o desenvolvimento de uma cultura de adoção dos animais de médio porte, que correspondem, de modo geral, a maioria da população vítima de abandono e passíveis de adoção, na cidade e no país. Foi sugerido levar para a reunião dos coordenadores dos C.P.M. há real necessidade da supervisão da Vigilância Sanitária no combate mosquito aedes aegypti e albopictus em todas as obras, escolas, casas principalmente em Moema, pois não aparece na estatística de febre chikungunya e dengue.

Tomou a palavra a conselheira Denise Delfin propôs uma campanha “Adote um canteiro” em calçadas e rotatórias, o Sr. Coordenador comunicou que a Praça do espaço da Rua Botucatu 530 foi publicado pela SMDV e que a Subprefeitura tem projeto para implantá-la, mas que o conselheiro Raphael R. Popovic irá elaborar o projeto e que no dia 21 de março haverá reunião com os moradores para definir sobre a praça em questão, comunicou também que haverá uma manifestação na Rua Cons. Rodrigues Alves na 6ª feira às 16 horas apoiando a causa do conselheiro Ricardo Fraga Oliveira “liberdade de expressão” com apoio de nosso C.P.M. VM.

Em seguida passou a palavra para a conselheira Edna Calvo Leite que na qualidade de 1ª Secretária apresentou a documentação do C.P.M. VM, que foi passada a ela pela gestão anterior, falou sobre as ATAs que estão faltando bem como suas respectivas publicações, e os Ofícios arquivados encontrados explicou que foram todos escaneados e arquivados em pasta digital bem como todas as atas e publicações que ficarão disponíveis no site da Subprefeitura de Vila Mariana, pediu aos Conselheiros que encaminhassem a partir de agora suas justificativas de faltas por e-mail as quais ficarão arquivadas juntamente com as respectivas ATAs, sugeriu a e laboração de um blog do C.P.M. VM, para organizar a documentação de forma torná-la pública de conformidade com a legislação em vigor (LAI), foi submetida a votação e aprovada pela maioria presente com apenas um voto contra o da conselheira Regina Laura M de Faria, falou também sobre a formação de Conselheiros no ano de 2015, que será organizada por duas secretarias uma por SEMPLA/CPOP que será em 3 módulos e a outra organizada pela SMRG (Secretaria Municipal de Relações Governamentais), explicou também que a formação de SEMPLA/CPOP será por região e que a nossa região centro sul compreende as Subprefeituras de: (Santo Amaro, Jabaquara, Ipiranga e Vila Mariana), lembrou ainda que essa formação inclui os Conselheiros (Participativos, Temáticos, Imigrantes e outros), pediu aprovação de uma reunião extraordinária para esclarecer sobre o projeto “”Prefeitura mais próxima de você” onde poderemos elencar alguns bairros de nossa região para iniciar esse trabalho de forma integrada com a Subprefeitura em nossa região, que não foi colocada em votação.

Tomando a palavra o Coordenador Sr. José Roosevelt Junior avisou que a próxima reunião ordinária ocorrerá no dia 07 de abril de 2015 às 18h30min em primeira chamada, no auditório da Subprefeitura de Vila Mariana, situado à Rua José de Magalhães nº 500 terça-feira. Nada mais tendo a tratar o Coordenador Sr. José Roosevelt Junior agradeceu a todos e deu como encerrada a reunião às 20h50min. Eu Edna Calvo Leite, Secretária, lavrei e subscrevi a presente ata que após lida e achada conforme, vai devidamente assinada pelos Coordenador, Vice-Coordenador, Secretários e Conselheiros presentes: Alessando Luiz Azzoni, Catarina C. Ferraz Rossi, Deise Tomoco Oda, Denise Delfin, Edison Amodeo, Edna Calvo Leite, Edna M. Kobori, Gláucia M. Silva Fonseca, Hélio Higuchi, José Roosevelt Junior, José Carlos C. Cavalcanti, Lílian C. N. Manzione, Marcos A.F.Marques, Maria Aparecida Pinto, Maria de Fátima C. Prudente, Maryleide N. Camargo, Oswaldo Andre Filho, Raphael R. Popovic, Regina Laura M. de Faria, Ricardo Ishikawa e Rubens Paulo Sammarco.