Mais de 2,5 mil cruzamentos semaforizados foram revitalizados pela CET até fevereiro

Revitalização prevê a reforma de 4,8 mil cruzamentos semafóricos até o fim de 2016. Também foram instalados 660 no breaks

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou nesta sexta-feira (28) um balanço dos trabalhos de revitalização da rede semafórica da cidade, iniciados em agosto de 2013. Até fevereiro deste ano, 2.507 cruzamentos semaforizados foram reformados. No mesmo período, foram também instalados 660 no breaks, viabilizados através de uma licitação e de um convênio firmado com a Eletropaulo.

Em seis meses de esforços, 44% dos 5.685 mil cruzamentos semaforizados existentes no município já passaram pela primeira fase de reforma, caracterizada pela substituição de cabeamento, aterramento e instalação de dispositivos de proteção dos equipamentos. Até o fim de 2016, 4,8 mil cruzamentos devem ser recuperados em toda cidade.


A reforma que tem sido implementada evita que os semáforos quebrem. Isso porque os equipamentos possuem dispositivo de proteção contra surto, recurso que impede o curto-circuito de controladores por sobrecarga elétrica - falha que desliga o semáforo e causa maior prejuízo ao cidadão devido à demora para a troca do equipamento. Com a recuperação elétrica que tem sido empregada, as sobrecargas e surtos de energia resultam apenas na queda de um disjuntor. Com isso, o semáforo chega a ficar inoperante, mas o seu religamento é feito de forma mais ágil, tão logo o problema é identificado.


No breaks e GPRS
Entre os 4,8 mil cruzamentos semafóricos que serão revitalizados, 1,4 mil devem receber no breaks, dispositivo que permite o funcionamento dos semáforos mesmo quando o fornecimento de energia elétrica da região é interrompido. Os aparelhos têm capacidade para atuar de forma independente, isto é, sem energia elétrica, por um período de duas horas.


A escolha dos pontos que receberão ou não o dispositivo considera não só os cruzamentos mais importantes da capital, mas também um estudo realizado junto à Eletropaulo a fim de identificar os locais que mais são afetados com a queda de energia.


Após findada a primeira etapa, parte da rede revitalizada estará apta para receber novos controladores e sistema de comunicação GPRS para monitoramento do equipamento da Central da CET. Com o GPRS, a central será informada em tempo real, pelo próprio equipamento, das falhas em seu funcionamento, sem necessidade do acionamento por agentes, cidadãos ou imprensa - tal como ocorre hoje. O recurso permitirá não só o monitoramento da rede, mas também consertos remotos nos controladores de semáforos. Alguns GPRS já foram instalados e estão em fase de testes. A expectativa é de que até 2015, 2.680 deles sejam conectados à Central, que deve ser oficialmente inaugurada nas próximas semanas.